Quatro equipas, um troféu: que comece a final-four!

6 meses atrás 55

A final-four da Taça de Portugal feminina começa já esta sexta-feira, em Viana do Castelo. Em prova estão quatro equipas - Vitória SC, Benfica, PV Colégio Efanor e o Sporting -, mas no fim só uma vai levar o troféu para casa. 

Com a final agendada para sábado, os jogos das meias-finais já estão mais do que definidos. O primeiro encontro, agendado para as 18 horas desta sexta-feira, vai colocar frente a frente o Vitória SC e o Benfica. 

Vitória SC - SL Benfica

Em termos história na competição, há diferenças a registar. Enquanto as encarnadas venceram as duas primeiras edições de que há registo da competição, as vimaranenses sonham ainda com a conquista do primeiro troféu. 

Agora, olhando para os confrontos recentes entre as duas equipas, a vantagem está claramente do lado encarnado, com quatro vitórias nos últimos seis jogos. Porém, o último duelo, realizado já este mês, foi um dos que terminou com resultado favorável à equipa de Guimarães (3-0). 

Assim, é esperado um duelo equilibrado e que certamente vai ter motivação extra para cada um dos lados. Recorde-se que o Benfica não chega a uma final desde 1990, enquanto o Vitória SC alcançou a sua primeira (e única) final em 2021/22. Posto isto, uma coisa é certa: o objetivo de chegar à final é comum e será sempre especial para ambos os lados. 

@FPV

Voz dos protagonistas

Hélder Andrade, treinador do Vitória SC: «Estamos ansiosos por começar a competir e completamente focados no jogo com o Benfica, que têm sido sempre difíceis e exigentes esta época. São jogos de mata-mata e a nossa preparação foi feita nesse sentido. Este momento é muito importante para o clube e espero que os adeptos encham o pavilhão para verem o que há de melhor no Voleibol feminino e como este tem crescido.»

Maria Marques, capitã do Vitória SC: «Há dois anos éramos o outsider, mas agora estamos apurados para a Final 4 da Taça e do Campeonato. Podem contar connosco para lutar pela Taça, um troféu que o clube deseja e que os nossos adeptos merecem.»

Rui Moreira, treinador do SL Benfica: «É muito importante para o clube estarmos pela primeira vez numa fase final da Taça de Portugal disputada neste formato, que promove o Voleibol feminino e masculino. Em femininos, o Benfica já não estava numa final há muitos anos e há muita vontade de erguer o troféu. Temos de defrontar amanhã um adversário muito difícil, mas apesar de os últimos resultados não terem sido muito positivos, estamos bem preparados para disputar esta Final 4.»

Fernanda Silva, capitã do SL Benfica: «Estamos muito contentes, pois há muitos anos que o clube não estava numa fase final da Taça. É uma competição muito importante e estamos focadas no jogo de amanhã e confiantes num bom resultado.»

PV Colégio Efanor - Sporting

No segundo jogo do dia, agendado para as 21 horas, entra na quadra o atual detentor do troféu, o Sporting. A equipa leonina derrotou a AJM FC Porto na temporada passada e esta temporada quer certamente repetir o feito. Porém, do outro lado da rede terá uma das equipas sensação da época. 

O PV Colégio Efanor está a ser uma das equipas sensação do campeonato e já mostrou, efetivamente, que tem armas para derrotar o Sporting, algo que já conseguiu por duas ocasiões esta temporada. Ainda assim, a última palavra nos confrontos mais recentes, pertenceu à equipa leonina, que venceu o último encontro entre ambas, no passado dia 10 de março. 

Em termos de títulos, o Sporting conta com três títulos conquistados na competição, enquanto a equipa da cidade Invicta soma dois troféus, conquistados em 2014/15 e 2017/18. 

@FPV

Voz dos protagonistas

Rui Costa, treinador do Sporting: «Não estamos no nosso melhor ano e vamos defrontar uma equipa muito sólida e que já nos venceu, mas estamos conscientes dos nossos objetivos. Há quatro anos que estamos presentes nestes momentos decisivos e vamos fazer tudo para conquistar novamente o troféu.»

Daniela Loureiro, capitã do Sporting: «Vai ser um jogo super-disputado. Se há pontos fortes e fracos eles só serão visíveis durante o jogo. O Porto Volei tem uma equipa muito consistente e vai ser certamente um jogo muito equilibrado.
Vamos tentar tirá-las da sua zona de conforto, através de um bom serviço e de uma boa recepção.»

Mário Martins, treinador do PV Colégio Efanor: «Esta Final 4 não vai ter surpresas, simplesmente porque qualquer equipa pode erguer o troféu. Vamos todos tentar ganhar, pois todos mostrámos competência para estar aqui.»

Ana Couto, capitã do PV Colégio Efanor: «Queremos fazer um resultado diferente da última vez que disputámos a Final 4, quando perdemos com o Sporting, e vencer esta edição da Taça de Portugal. O Sporting tem uma equipa parecida com a nossa, serve bem e tem uma boa defesa e uma boa distribuidora, pelo que o jogo vai ser marcado pelo equilíbrio».

@Nelson Pereira

Portugal

Daniela Loureiro

NomeDaniela da Silva Loureiro

Nascimento/Idade1987-08-17(36 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoLíbero

Ler artigo completo