Quem é Deniz Gül? A nova pérola nórdica do FC Porto

1 mes atrás 64

Deniz Daniel Gül. Um nome que muitos adeptos do desporto-rei não estariam certamente familiarizados. No entanto, o FC Porto, mostrando-se atento ao escondido mercado sueco, desembolsou 4.5 milhões de euros na sua contratação. Surge então a interrogação: quem é (e como joga) a nova pérola do ninho azul e branco?

Filho de pai turco e mãe sueca, o jovem ponta de lança nasceu em Estocolmo, capital do país nórdico, e rapidamente começou a desenvolver o gosto pelo futebol no Stuvsta IF, um modesto emblema em Huddinge. Segeltorps IF, Brommapojkarna, AIK e FC Djursholm foram as paragens que se sucederam na sua formação, constantes mudanças que o permitiram adaptar a contextos distintos já em tenra idade.

@Hammarby

Gül não estava cansado de viver uma vida nómada e, como tal, em 2021, juntou-se a uma nova equipa: o Hammarby. Os bajen são um conjunto com uma grande tradição na nação gelada, tendo já conquistado a Intertoto Cup, a Liga Sueca, bem como a Taça. A sua forte cultura chamou a atenção de um tal de Zlatan Ibrahimovic, que é co-proprietário do clube desde 2019.

Nos sub-19, na sua primeira temporada pela nova equipa, o jovem Deniz era dos elementos mais novos do grupo, com apenas 16 anos de idade. Contudo, a sua acrescida qualidade era notória, levando-o a ganhar, de forma gradual, espaço nas escolhas de Martin Sundgren. 

Demasiado verdinho para seguir diretamente para as contas da turma principal, Gül acabaria por ser cedido ao Hammarby Talang FF, equipa-satélite do Hammarby, que se preocupa com o desenvolvimento da prata da casa. Desta forma, no dia 2 de abril de 2023, o avançado teria a sua estreia no futebol profissional, mais precisamente na terceira divisão sueca. A assistência anotada no duelo com o Bodens BK abriu a Caixa de Pandora das contribuições.

Os 14 golos e os dois passes decisivos, nos 23 encontros disputados, impressionaram Martí Cifuentes, técnico da turma que atua no Allsvenskan, que chamou o menino para trabalhar sob as suas ordens. Teria três oportunidades no Hammarby até ao final da campanha, mas a sua afirmação estava reservada para a época seguinte...

O camisola '27' assumiu a batuta da titularidade desde a primeira ronda do principal pedestal do futebol sueco, num enorme voto de confiança de Hellberg. Esta aposta foi traduzida em finalizações certeiras, três para ser mais preciso, com o IFK Norrköping, o AIK e o Kalmar FF a serem as vítimas da sua mira afinada. As suas duas assistências também ajudaram a colocar os bajen na segunda posição do campeonato, até ao momento.

Fredrik Söderström e Lars Eriksson. Foram estes os atletas suecos que vestiram a pesada camisola dos portistas. Avançados? Deniz Gül é o primeiro a entrar pelas portas da formação da Invicta. Com o compatriota Viktor Gyökeres a fazer furor pelo Sporting nos palcos nacionais, o jovem avançado irá querer repetir a difícil faceta. 

Como joga?

Apesar do seu 1,90 metros, Gül é refinado com a bola nos pés. O atleta de 20 anos possui a habilidade de ultrapassar os obstáculos que encontra no seu caminho com o seu sólido controlo do esférico. No entanto, a sua principal arma no um-para- um é, sem dúvida, a potente aceleração. O elevado poder de arranque que consta do seu portfólio é difícil de ser domado pelas defensivas contrárias.

Deniz Gul, reforço do FC Porto:
Esta época: 17 jogos, 3 golos, 2 assistências, pelo Hammarby
Internacional Sub 21 🇸🇪 : 2 jogos, 2 golos
3.º 🇸🇪 a jogar no clube, depois de Lars Eriksson e Fredrik Soderstrom pic.twitter.com/PHtRZiZefT

— Playmaker (@playmaker_PT) August 24, 2024

O poderio físico do avançado nórdico também merece ser realçado. O seu porte permite-lhe jogar com uma grande facilidade de costas voltadas para a baliza, sendo um autêntico ponto de referência numa fase mais adiantada da construção. Para além disso, é bastante forte nos duelos áereos, mostrando um excelente poder de impulsão

No que diz respeito à finalização, o ponta de lança é letal, principalmente quando puxa a bola para o seu pé direito. Dono de um remate violento, a nova pérola dos dragões não tem receio de premir o gatilho na meia distância, aptidão que deixa os guardiões adversários em permanente alerta. Também costuma aparecer com frequência em zonas vantajosas para alvejar a baliza.

Contudo, ainda há lacunas a serem reparadas na sua abordagem ao jogo. Na hora de tomar decisões no último terço, Deniz Gül não é o jogador mais assertivo. Porém, esta falha poderá ser corrigida de forma bastante rápida, sob as indicações de Vítor Bruno. A verdade é que há um potencial tremendo a ser lapidado, aliando aptidões bastante apetitosas.

Ler artigo completo