Quem é Rui Duarte, o novo treinador interino do SC Braga?

6 meses atrás 128

Na sequência do ingresso de Artur Jorge em Terras de Sua Majestade, com o intuito de assumir o aliciante projeto do Botafogo, o SC Braga viu-se obrigado a mexer rapidamente no mercado de treinadores. Depois da opção 'Daniel Sousa' ter ficado pelo caminho, António Salvador fixou o seu olhar na prata da casa

Rui Duarte, que conduzia os sub-23 arsenalistas, mereceu um voto de confiança, assumindo o posto até ao final da temporada. Um nome que a muitos leitores pode passar em branco, fruto da respetiva falta de experiência no principal palco do futebol luso, mas que merece ser analisado com mais detalhe.

Habituado aos grandes palcos

O percurso futebolístico do mister de 45 anos começou, tal como tantos outros, com a bola a seus pés. Formado no Belenenses, o médio estreou-se nos relvados na temporada 1997/98, ao serviço do Olhanense.

Permaneceu na II Divisão B na época que se sucedeu, tendo mostrado todas as suas valências pelo conjunto Os Sandinenses. A boa fase que atravessava com apenas 20 anos valeu-lhe a oportunidade de atuar no primeiro escalão português, através da formação que o viu crescer.

No regresso aos azuis do Restelo, o jovem jogador teve dificuldades em impor-se com a regularidade pretendida nas opções iniciais. No entanto, em 2001/02, o camisola '20' fez o gosto ao pé pela primeira vez no campeonato, sendo o FC Alverca a vítima da finalização certeira do meio-campista (0-1).

Após boas campanhas pela Naval e pelo Leixões, na II Liga, as portas da Liga Portuguesa abriram-se novamente. Em 2005/06, Rui Duarte contribuiu, de forma direta, para seis golos do Estrela da Amadora, nos 25 embates que disputou. Um registo que acabou por aumentar os respetivos índices de confiança.

O Olhanense, destino que se seguiu, acabou por ser a paragem predileta do nosso protagonista. Foram oito épocas e meia ao serviço dos leões de Olhão, onde se contabilizam 31 golos marcados, nos 225 jogos efetuados. O jogador conquistou, ainda, a II Liga Portuguesa, em 2008/09, sob o comando de Jorge Costa.

O ponto final dentro dos relvados ocorreu no término da época 2014/15, com a Last Dance a ser realizada ao serviço do Farense. Com 36 anos de idade, o interveniente jogou os 90 minutos diante do Feirense, num triunfo verdadeiramente categórico (4-1), despedindo-se, assim, com chave de ouro.

Trabalho meritório num novo posto

O bichinho pelo desporto-rei estava tão entranhado, que no ano posterior acabou por conduzir, fora das quatro linhas, o Moncarapachense. Rumou posteriormente ao Farense como adjunto, mas assumiu a função de treinador principal em 2016/17.

Após uma temporada de adaptação, o líder mostrou que não era só dentro do campo que possuía excelentes atributos: em 2017/18, a turma algarvia conseguiu alcançar ao II Liga, após somar 35 triunfos no Campeonato de Portugal. O título só não foi alcançado, porque o CD Mafra levou a melhor na final (1-2).

Na sequência de uma sólida décima posição com o Farense, um período menos positivo atormentou o jovem técnico. Uma vitória nos dez jogos ao comando do Casa Pia AC não foram suficientes para os gansos aguentarem-se no segundo escalão. Aliás, a equipa foi mesmo lanterna-vermelha do campeonato.

A redenção ocorreu com o Trofense, quando obteve o primeiro título no novo posto. Na formação da Trofa, conquistou o Campeonato de Portugal, em 2020/21, com o golo solitário de Keffel a garantir o triunfo no derradeiro confronto.

Os Guerreiros do Minho acabam por mostrar-se atentos ao trabalho desenvolvido por Rui Duarte, visto que em 2022/23 contrataram o respetivo técnico para comandar os sub-23. Foi uma escolha que acabou por mostrar-se acertadíssima. O conjunto minhoto venceu o Torneio de Abertura e a Taça Revelação, com o Estoril Praia a ser vítima da eficiência bracarense na marcação de grandes penalidades (1-1; 3-5 g.p.).

A Youth League acabou por ser o mais recente palco do antigo futebolista, que voltou a não desiludir. Contra os grandes colossos europeus, o SC Braga acabou por alcançar os oitavos-de-final da prova, sendo, apenas, eliminado pelo Milan, na marca dos onze metros. Destaque para os dois duelos diante do tubarão Real Madrid, onde o empate prevaleceu em ambas as disputas.

Portugal

Rui Duarte

NomeRui Pedro Viegas Silva Gomes Duarte

Nascimento/Idade1978-09-16(45 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

FunçãoTreinador

 Trofense x Rio Ave

Ler artigo completo