Quer evitar a ansiedade financeira? Estas dicas podem ajudar

11 meses atrás 167

A ansiedade financeira tem-se instalado na mente de muitos consumidores devido à actual conjectura económica mundial. Para facilitar as contas lá de casa e ajudar a aliviar a tensão que possam sentir todos os meses, o Doutor Finanças partilha algumas estratégias financeiras.

Um dos passos mais importantes é a elaboração de um orçamento, através do qual se toma consciência do que se ganha e gasta efectivamente. Este é um passo essencial para se poder alcançar o bem-estar financeiro.

Além de fazer o orçamento é imperativo rever todos os contratos, de forma a reduzir os encargos mensais. Entre os contratos com maior peso nos orçamentos das famílias está o crédito habitação, que deve ser o primeiro a ser revisto. Spread, prazos e produtos associados devem ser negociados com regularidade.

Uma boa prática de finanças pessoais é antecipar o pagamento de dívidas, especialmente se estivermos a falar de créditos com taxas de juro de dois dígitos. No mesmo sentido, deve-se evitar o recurso aos cartões de crédito, uma vez que são empréstimos com taxas de juro elevadas.

Para evitar a ansiedade financeira é determinante ainda o conhecimento que se tem sobre os temas com impacto directo na carteira. A aposta na literacia financeira é fundamental para fazer uma gestão mais consciente do dinheiro, quer ao nível do endividamento, quer no que respeita aos investimentos.

Outra “receita” para o equilíbrio financeiro é a construção de um fundo de emergência, para enfrentar situações imprevistas. Ao mesmo tempo, deve-se definir metas de poupança, criando objectivos concretos, que permitam cumprir os planos.

loading...

Ler artigo completo