“Queremos estar focados no futuro, mas sempre a acompanhar o presente”

2 meses atrás 70

As primeiras memórias de Sofia Soares Franco são as brincadeiras e passeios pelas vinhas, e ver o avô, o pai e o tio a trabalhar. Formada em Ciência Política e Relações Internacionais, fez mestrado em Defesa e Segurança e quando ponderava uma carreira lá fora, foi desafiada a assumir um papel na quase bicentenária José Maria da Fonseca.

28 Julho 2024, 14h00

Sofia Soares Franco é responsável pela Comunicação Institucional, Enoturismo e Eventos da José Maria da Fonseca (JMF), e membro da 7ª geração da família que lidera esta empresa com 190 anos, sediada em Azeitão.

Se há 18 anos ponderava uma carreira na área que a apaixonou na universidade, Segurança e Defesa, hoje não hesita em dizer que foi a decisão acertada, sobretudo porque “a família achou que eu tinha o perfil certo para este lugar”. Tal como não hesita em afirmar que o avô sempre incutiu nos netos o interesse pela vinha, transmitindo-lhes “a honra e o orgulho” de serem uma empresa familiar com um negócio longevo.

Gosta de saborear um vinho com amigos e família, em particular os vinhos da coleção privada do tio, Domingos Soares Franco, e destaca o Moscatel Alambre 20 anos, por ser “uma das melhores experiências que se pode ter com um vinho acessível”. Além de falar com carinho no vinho que é “Moderno desde 1850”, a propósito da renovação da imagem do Periquita, uma marca com 174 anos de história.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Ler artigo completo