"Clássico? Sabemos que o FC Porto não facilita nestes jogos"

5 meses atrás 51

"Sabemos que o FC Porto não facilita nestes jogos, mas o Sporting também tem estado motivado e a jogar bom futebol este ano. Acho que o facto de jogar em casa acresce um bocadinho de pressão, mas, de resto, não vejo que haja qualquer tipo de pressão extra, porque um clássico é sempre diferente. São jogos que vão catapultar as equipas para o resto do campeonato", projetou o defesa central do Castrense, dos escalões distritais da associação de Beja, que já atuou nos 'dragões', de 2006 a 2008, depois de ter representado os 'leões', em 2003.

Sporting e FC Porto, igualados no topo da I Liga, com 31 pontos, defrontam-se na segunda-feira, a partir das 20:15, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na 'cimeira' de líderes da 14.ª jornada, sob arbitragem de Nuno Almeida, da associação do Algarve, um dia após o campeão nacional Benfica, terceiro, com 30, visitar o Sporting de Braga, quarto, com 29.

"O Sporting de Braga tem vindo a aproximar-se imenso dos 'grandes' e é muito bom que não haja só três clubes a lutar pelo título. As diferenças de orçamento são significativas, mas isto mostra a qualidade do campeonato, dos jogadores e dos treinadores", reforçou.

Moralizados pelo acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, após terem vencido na receção aos ucranianos do Shakhtar Donetsk (5-3), na quarta-feira, da sexta e última jornada do Grupo H, os 'dragões' têm vindo a recuperar terreno na I Liga e reagiram com três vitórias consecutivas ao desaire caseiro sofrido na 10.ª ronda face ao Estoril Praia (1-0), que, há uma semana, tinha afastado igualmente o detentor do cetro da Taça da Liga.

"Sem jogadores tão cotados e com reforços vindos do campeonato, o Sérgio Conceição conseguiu construir uma equipa muito boa. Isso mostra a sua qualidade. Depois, está a trabalhar numa casa que bem conhece e é impressionante a força que incute no plantel. Sabemos que o FC Porto será sempre FC Porto em qualquer prova e joga para ganhar", observou João Paulo, de 42 anos, que logrou um bicampeonato pelos 'azuis e brancos'.

Quinto ataque mais produtivo da 'Champions', com 15 golos marcados em seis duelos, o FC Porto tem sido menos eficaz na I Liga e soma apenas 21 tentos, atrás de Sporting de Braga, Sporting, Gil Vicente, Benfica, Estoril Praia, Vitória de Guimarães e Farense.

"Há jogos em que se cria bastante, mas não se consegue finalizar. O Benfica até passou recentemente por isso em casa [no empate 1-1 com o Farense, da 13.ª ronda]. Às vezes, também passa pela confiança dos atletas. O jogo é sempre uma incógnita. Por exemplo, ouvi estes dias que o FC Porto defensivamente facilitava muito. Na realidade, sofreu três golos [frente ao Shakhtar Donetsk] por falhas defensivas. Agora, no campeonato, tem a defesa menos batida, com nove golos sofridos. O futebol é apaixonante por isto", notou.

Num setor afetado por sucessivas lesões e ajustes posicionais, o central e capitão Pepe, que coincidiu com João Paulo em 2006/07, tem sido referência quando está apto e pode ter um "grande duelo" com o avançado sueco Gyökeres, do Sporting, caso recupere das queixas manifestadas no tornozelo direito no final da receção aos campeões ucranianos.

"Além da qualidade e profissionalismo, o Pepe não facilita na alimentação, nas horas de sono e de descanso e na preparação para cada treino e jogo, de forma que possa ainda competir aos 40 anos. Do outro lado, está a surgir um ponta de lança fantástico e já anda quase meio mundo à sua procura. Gyökeres tem faro de golo, não vira a cara à luta e vai encontrar um Pepe que, pela sua experiência, já não precisa de correr tanto", comparou.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo