"Compromisso do BE é com cada pessoa que quer uma casa que possa pagar"

7 meses atrás 75

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, teve, este domingo, uma intervenção em Ponta Delgada, nos Açores, onde falou da crise da Habitação.

"Ontem, saíram milhares de pessoas à rua pelo direito à habitação. O compromisso do Bloco de Esquerda nestas eleições é com cada uma dessas pessoas que sai à rua porque quer uma casa que possa pagar com o seu salário", referiu.

Mortágua sublinhou que é por isso que o Bloco quer não só baixar os juros do crédito à habitação, como "controlar as rendas" e o "turismo desenfreado". "Porque a prioridade e o direito a proteger é o direito a ter uma casa que o nosso salário pague. É esse o nosso compromisso nessas eleições. O que conta nestas eleições é o salário", acrescentou, notando também que nesta região autónoma há 6% de desemprego e 26$% de risco de pobreza. "Isso quer dizer que os salários não bastam para tirar da miséria os trabalhos e os filhos desses trabalhadores. Solidariedade nas prestações sociais. Aqui não há ataque aos pobres. Aqui há solidariedade para combater a pobreza. Há justiça para que todos ganhem salário que retire da pobreza", notou.

Mariana Mortágua defendeu ainda que o salário não só tem de pagar a casa, mas também retirar as pessoas da pobreza. "Temos de combater a maior indignidade, que é ter tanta gente que trabalha, mas continua a ser pobre ao final do mês", asseverou.

No sábado saíram às ruas milhares de pessoas em protesto pelo direito à habitação. Esta foi a terceira grande manifestação a  nível nacional.

Leia Também: PCP prioriza acordos na legislação laboral, salários, habitação e saúde

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo