"Não há muito tempo". Zelensky pede que se tomem "os próximos passos"

2 meses atrás 93

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está em Bruxelas, no âmbito de uma reunião do Conselho Europeu sobre a guerra no leste da Europa, para assinar um acordo de segurança com a União Europeia, e deixou claros os seus objetivos para os próximos tempos.

"Temos uma ideia muito clara sobre como levar a cabo as negociações de paz e sugerimos a todos os líderes que estejam presentes na Cimeira da Paz. É muito difícil ter um volume tão grande de países de continentes diferentes. Agora, precisamos dos próximos passos", disse aos jornalistas na Bélgica, pedindo um "plano detalhado" sobre "o que fazer em cada uma das crises desta guerra que [Vladimir] Putin trouxe".

Acompanhado pelo presidente do Conselho Europeu em funções, Charles Michel, Zelensky disse que "não há muito tempo" para "encontrar este plano e discuti-lo", pois há "muitos feridos e mortos, incluindo civis".

"Não queremos ter esta guerra durante anos. Por isso, queremos preparar este plano conjunto e colocá-lo a debate para uma segunda Cimeira pra a Paz", vaticinou o presidente ucraniano, rejeitando estar a manter um "diálogo com a Rússia, de forma alguma".

"Eles só têm um plano: Como prolongar a guerra", retorquiu, admitindo querer "fazer as coisas de forma aberta".

Volodymyr Zelensky está em Bruxelas para assinar um acordo de segurança com a União Europeia, anunciou o próprio no X (antigo Twitter).

In the past few days, Ukraine has started actual negotiations on EU membership. Today, I am in Brussels to attend a meeting of the European Council and to thank all European leaders for their unity and for affirming the irreversibility of our European course.

I will meet with…

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 27, 2024

Leia Também: Zelensky saúda Rutte por eleição na NATO (e promete cooperação)

Ler artigo completo