"Não há necessidade de pedir desculpa" por fuga de informação na Alemanha

6 meses atrás 70

O embaixador alemão no Reino Unido, Miguel Berger, afirmou que "não há necessidade de pedir desculpa" pela fuga de informação no exército da Alemanha sobre assuntos confidenciais relacionados com a guerra na Ucrânia.

Miguel Berger referiu à BBC Radio 4 houve uma chamada feita através de uma linha insegura, o que permitiu à Rússia intercetar a ligação.

Berger aproveitou para responder ao ex-secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, que tinha criticado o país ao dizer que a Alemanha estava "bastante penetrada pela inteligência russa" e que não era "segura nem confiável". “É extremamente inútil o que Ben Wallace fez”, considerou Miguel Berger. 

O embaixador alemão no Reino Unido adiantou ainda que os resultados preliminares de uma investigação feita ao caso indicaram que a fuga de informação ocorreu devido a "um erro individual de um dos oficiais”. “Acho que é uma boa lição para todos: nunca use a Internet do hotel se quiser fazer uma chamada segura”, aconselhou Berger. 

Na chamada em causa, quatro altos oficiais militares alemães são aparentemente ouvidos a discutir a possibilidade de a Ucrânia usar mísseis de cruzeiro Taurus de fabrico alemão para atingir a ponte Kerch, que liga a Rússia à península da Crimeia. 

Recorde-se que o chanceler alemão, Olaf Scholz, considerou que a fuga de informação era "muito grave" e que por isso deveria ser investigado.

Leia Também: Ucrânia. Kremlin acusa militares da Alemanha de envolvimento no conflito

Ler artigo completo