"Ocupação abusiva"? Youtuber quer despejar idosa de habitação em Andorra

8 meses atrás 73

O youtuber David Cánovas, conhecido na internet como The Grefg, pretende despejar uma mulher de 80 anos do apartamento que arrenda num prédio em Escaldes, município de Andorra, Espanha.

O jovem faz parte de uma sociedade que adquiriu um bloco de apartamentos no verão de 2020 e deixou de renovar os contratos dos inquilinos, que foram saindo das suas habitações, com excecão desta idosa, uma vez que o seu contrato é anterior à regulamentação sobre arrendamentos em Andorra, refere o jornal El País.

O diário espanhol destaca que a mulher, que é arrendatária daquele imóvel desde 1989, relatou que as obras realizadas pela empresa naquele prédio tornaram a sua casa inabitável, uma vez que foram arrancadas janelas e portas e as correntes de ar tornaram a residência "num frigorífico" e ficou sem acesso a água corrente, de acordo com o advogado da mulher.

Entre ações e recursos em tribunal, a propriedade decidiu acionar o despejo da mulher em abril de 2023, com um juiz a concordar e a marcar a ação para o mês de agosto. Não foi, contudo, marcada nenhuma data específica para o despejo porque a decisão foi objeto de recurso pelo advogado da mulher.

A defesa critica que a decisão não tenha tido em conta as disposições adicionais da lei do arrendamento, que estabelece que no contrato verbal de imóvel urbano a duração é "indeterminada", desde que resida naquele local.

The Grefg reagiu na noite de segunda-feira, através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), dando a sua versão dos factos. Após garantir que "não administra nem gere a empresa, o youtuber relata que a mulher "não vive na propriedade", mas sim com o filho num outro município de Andorra.

Ainda assim, acusa-a de fazer uma "ocupação abusiva" do imóvel, após o antigo proprietário já ter "informado todos os inquilinos que estava a vender o prédio", obrigando que "o deixassem vazio".

The Grefg salienta que a inquilina tinha "perfeita consciência" de que tinha de sair e esclarece que esta não pagou a renda nos últimos três anos.

pic.twitter.com/bHjyljm4Gz

— Grefg =) (@TheGrefg) January 15, 2024

Na semana passada, o caso foi ouvido em tribunal para decretar a sentença.

Leia Também: Menos de 30 metros quadrados. Há ou não muitas 'minicasas' para arrendar?

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo