"Reiterei total colaboração". As imagens do ‘café’ de Costa e Montenegro

1 mes atrás 46

O primeiro-ministro cessante, António Costa, encontrou-se com o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, na quinta-feira, em Bruxelas, antes das reuniões do Partido Socialista Europeu e do Partido Popular Europeu, grupos políticos a que, respetivamente, pertencem. Nas redes sociais, o ainda chefe do Governo assinalou a “transmitir pessoalmente” ao líder social-democrata o que “já havia transmitido logo após a indigitação”.

“À margem do Conselho Europeu, num breve encontro em Bruxelas, tive a oportunidade de transmitir pessoalmente ao Dr. Luís Montenegro o que já lhe havia transmitido ontem logo após a indigitação. Felicitei-o, desejei-lhe sucesso e reiterei total colaboração na transição entre governos”, escreveu António Costa, na rede social X (Twitter).

Antes, o socialista tinha dado conta de que o encontro de cerca de 10 minutos “não foi combinado, mas convergiu”.

Sorridentes, o primeiro-ministro cessante e o primeiro-ministro indigitado tomaram um café no interior de um hotel perto da Comissão Europeia, sem a presença da comunicação social.

À margem do #EUCO, num breve encontro em #Bruxelas, tive a oportunidade de transmitir pessoalmente ao Dr. @LMontenegroPSD o que já lhe havia transmitido ontem logo após a indigitação. Felicitei-o, desejei-lhe sucesso e reiterei total colaboração na transição entre governos. pic.twitter.com/KUl40clby8

— António Costa (@antoniocostapm) March 21, 2024

"Estivemos a trocar algumas impressões, alguns aspetos relacionados com política europeia, com política externa, e a combinar também a forma como procederemos à transição", revelou Luís Montenegro, enquanto caminhava pelo Parc Léopold com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

O social-democrata confessou ainda que os encontros são recorrentes “quase sempre que há reuniões do Conselho Europeu”.

“Até aqui António Costa no exercício da sua função de primeiro-ministro e eu de líder da oposição, e a partir de agora com a assunção da responsabilidade, que ele teve até aqui, da minha parte, e ele com outros projetos seguramente", complementou.

Saliente-se que Luís Montenegro, antigo líder parlamentar do PSD nos tempos da troika, será o próximo primeiro-ministro de Portugal, depois de a Aliança Democrática (AD) ter vencido as eleições legislativas antecipadas do passado dia 10 de março.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, indigitou na madrugada de hoje o social-democrata, que anunciou que apresentará ao chefe de Estado a composição do futuro Governo no dia 28 de março. Acertou, além disso, a tomada de posse para o dia 2 de abril.

O 19.º presidente do PSD assumirá a liderança do Governo nove anos depois de o partido ter deixado o poder, em 2015, sem ter tido experiência executiva, embora já tenha dito publicamente que recusou por três vezes ocupar cargos no Governo, particularmente com Santana Lopes e com Pedro Passos Coelho, por razões familiares.

Leia Também: Montenegro e Costa discutiram política europeia e transição de Governo

Ler artigo completo