"Situação complexa". Buscas continuam após explosão em barragem italiana

5 meses atrás 41

As autoridades italianas continuam os trabalhos de busca e resgate das quatro pessoas desaparecidas após a explosão numa barragem entre as cidades de Bolonha e Florença, ao início da tarde desta terça-feira.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Luca Cari, "as buscas não vão parar até encontrarmos as quatro pessoas desaparecidas", pese embora estejam a enfrentar "uma situação muito complexa".

Este fez saber que as equipas estão a  tentar trabalhar até ao andar -9. "Estamos a trabalhar em oito pisos, também é muito difícil para nós porque temos de nos movimentar dentro de salas inundadas", reportou, citado pelo La Repubblica

Recorde-se que o incidente aconteceu abaixo do nível da água, a uma profundidade de cerca de 30 metros. Fonte dos bombeiros de Bolonha explicou que o incêndio terá ocorrido no piso -9, onde se encontram os transformadores. Novas informações levam a crer que que o incêndio terá sido causado pela explosão de uma turbina, que provocou um incêndio e o desabamento de um sótão.

Entretanto já foram identificadas as três vitimas mortais da tragédia, Tratam-se de Petronel Pavel Tanase, de 45 anos, Mario Pisani, de 73 anos e Vincenzo Franchina, 35 anos.

A explosão ocorreu por volta das 15h00 (14h00 em Portugal continental).

A Enel, proprietária da central, está a proceder a verificações junto dos trabalhadores para apurar o que aconteceu. O lago artificial formado pela construção de uma barragem de 1928 está localizado num parque regional a uma altitude de 500 metros.

Leia Também: Explosão em barragem em Itália faz vários mortos e desaparecidos

Ler artigo completo