"Temos de agir". Reino Unido vai proibir venda de 'vapes' descartáveis 

7 meses atrás 60

O governo do Reino Unido anunciou que vai proibir a venda de vaporizadores descartáveis e limitar a quantidade de sabores. O objetivo é evitar o consumo por parte de menores e o primeiro-ministro do país, Rishi Sunak, deverá anunciar mais pormenores acerca da nova medida esta segunda-feira.

Apesar de a venda de vaporizadores ou tabaco ser proibida a menores de 18 anos no Reino Unido, as autoridades britânicas, citadas pela agência de notícias The Associated Press (AP), revelaram que o consumo por parte de jovens triplicou nos últimos três anos e os vaporizadores descartáveis baratos e com sabores apelativos são "um fator-chave" para esse aumento.

"Como qualquer pai ou professor sabe, uma das tendências mais preocupantes neste momento é o aumento do consumo de vaporizadores entre as crianças, pelo que temos de agir antes que se torne endémico", explicou Sunak, citado pela AP.

"Os impactos a longo prazo dos vaporizadores são desconhecidos e a nicotina neles contida pode ser altamente viciante, pelo que, embora os vaporizadores possam ser uma ferramenta útil para ajudar os fumadores a deixar de fumar, a sua comercialização para crianças não é aceitável”, acrescentou.

Segundo a AP, além de proibir os vaporizadores descartáveis, o governo britânico vai também "restringir os sabores que são especificamente comercializados para crianças" e garantir que os fabricantes coloquem os vaporizadores em "embalagens visualmente menos apelativas".

Leia Também: 5 crianças indispostas após fumar substância desconhecida em vaporizador

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo