"Temos pouco tempo". Noruega alerta para ameaça iminente da Rússia

7 meses atrás 64

O chefe das Forças Armadas da Noruega, Eirik Kristofferson, disse, esta segunda-feira, que o país tem apenas alguns anos para desenvolver um plano de defesa nacional para fazer frente à ameaça russa.

"A atual janela de oportunidade permanecerá aberta por um ou dois anos, talvez três, quando teremos que investir ainda mais na nossa defesa. Mas temos pouco tempo. Não sabemos o que será da Rússia dentro de três anos. Temos de preparar uma defesa nacional forte para podermos enfrentar um mundo incerto e imprevisível", disse, citado pelo jornal Dagbladet e pela televisão norueguesa ERR.

Kristofferson argumentou que a Rússia tem conseguido recuperar a sua capacidade militar a um ritmo muito mais rápido do que era antecipado, adaptando a sua economia para as necessidades bélicas do país e fazendo acordos com países como o Irão e a Coreia do Norte. Mais, o chefe militar norueguês alegou que, devido à guerra na Ucrânia, a Noruega e outros países europeus estão a diminuir o seu armamento, o que coloca questões relativamente à sua própria defesa.

"Dito isto, é crucial que continuemos a apoiar a Ucrânia, dando-lhe o que precisam enquanto for preciso. E parece que ainda vai ser preciso durante algum tempo", continuou, rejeitando estar preocupado com os efeitos que uma eventual eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, nas eleições deste ano, possam ter na NATO.

"A situação é muito diferente em 2024 do que era em 2016 ou 2020. E neste mundo em que vivemos, uma NATO forte está firmemente no interesse dos EUA. Acredito que Trump compreende isto", disse.

Leia Também: Noruega. Ingrid, a princesa que será rainha, celebra 20 anos

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo