"Tentativa de assassinato". As imagens do ataque (e do após) contra Fico

4 meses atrás 61

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi esta quarta-feira baleado em Handlova, a cerca de 180 quilómetros da capital do país, Bratislava.

Robert Fico, de 59 anos, foi atingido no peito e no estômago e transportado de helicóptero para o hospital. Uma publicação feita na página oficial do Facebook do governante adianta que este "encontra-se atualmente em risco de vida", explicando que foi "baleado várias vezes". O executivo já adjetivou o sucedido de "tentativa de assassinato".

O tiroteio teve lugar em frente à Casa da Cultura local, onde o primeiro-ministro, 59 anos, se encontrava para uma reunião de governo. A polícia isolou o local.

Depois de ser alvejado, Fico foi levado por seguranças para uma viatura do governo - o jornal Politico indica ferimentos na cabeça e no peito, citando meios de comunicação locais. A estação de televisão TA3 informou que um suspeito foi detido.

Já vários líderes europeus condenaram o ataque a Robert Fico - pode ler aqui.

Veja, na galeria acima, as imagens do ataque a Fico.

Quem é Fico, o político mais influente e polémico da Eslováquia?

O primeiro-ministro da Eslováquia, o populista Robert Fico, que está em perigo de vida após ter sido baleado, lidera o país pela terceira vez, assumindo posições polémicas e próximas da Rússia, enquanto se afasta da União Europeia (UE).

Robert Fico fez campanha a prometer retirar os apoios à Ucrânia e cumpriu: no dia a seguir à posse do seu executivo, anunciou o fim do envio de armas para a Ucrânia, limitando o apoio dos eslovacos a "ajuda humanitária e civil".

Fico é uma figura muito controversa na Eslováquia. As suas posições sociais-democratas iniciais mudaram muito desde que foi forçado a demitir-se em 2018, na sequência do assassinato do jornalista Jan Kuciak, que investigava as ligações do crime organizado ao poder político.

Durante a pandemia da Covid-19, enquanto estava na oposição, atacou as restrições impostas pelo governo e questionou o efeito das vacinas.

Desde o seu regresso ao poder, as suas reformas polémicas, como o encerramento da Procuradoria Anti-Corrupção, que investigava casos ligados ao seu partido, e a sua intenção de encerrar a atual rádio e televisão públicas, deram origem a fortes protestos.

Eslováquia aprova encerramento dos canais públicos de rádio e televisão

Eslováquia aprova encerramento dos canais públicos de rádio e televisão

O governo da Eslováquia, liderado pelo social-democrata Robert Fico, aprovou hoje o encerramento do canal público de rádios e televisão RTVS, o qual acusa de informar de forma subjetiva e não independente.

Lusa | 23:46 - 24/04/2024

O parlamento está também a analisar uma lei sobre as organizações não-governamentais (ONG) - que as obriga a revelar se recebem financiamento estrangeiro -, que a oposição compara a regras semelhantes na Rússia e na Hungria. Fico também fez campanha contra os direitos da comunidade LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e outras identidades).

As medidas controversas de Fico são vistas pela oposição como uma tentativa de consolidar o seu poder, limitar a independência judicial e restringir a liberdade de imprensa.

Leia Também: Presidente da Eslováquia diz que ataque a Fico é "ataque à democracia"

Ler artigo completo