"Vejo o Bloco a recuperar. Espero que na Europa o caminho seja o mesmo"

1 semana atrás 39

A cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda (BE) às eleições europeias, Catarinas Martins, falou, esta quinta-feira, sobre o ato eleitoral dos 27, que se disputa daqui a um mês.

Questionada sobre a possibilidade de os bloquistas perderem um eurodeputado face ao aumento da Extrema-Direita no território, a bloquista mostrou-se "confiante". "Claro que o resultado da Extrema-Direita em Portugal e no resto da Europa preocupa não só toda a Esquerda, como qualquer pessoa que ache que os Direitos Humanos são uma coisa boa. Que perceba que a política de virar uns contra os outros não traz nada de bom para ninguém", começou por considerar, em entrevista à CNN Portugal.

Sublinhando que apesar de o grupo parlamentar do BE se ter mantido, o número de votos no partido do qual já foi ex-coordenadora aumentou e apontando ainda para o regresso da representação do partido na Madeira, Catarina Martins observou: "Vejo o Bloco a recuperar e espero que nas eleições europeias esse caminho possa continuar".

Catarina Martins afirmou que a candidatura do Bloco é de conseguir o "melhor resultado que podemos ter" e que seria importante manter os dois eurodeputados.

"Se sempre foi verdade que na Europa se decide tanto as nossas vidas, este mandato que aí vem vai ser fundamental", considerou, exemplificando não só com as questões climáticas como também da paz.

Confrontada novamente com a ascensão da Extrema-Direita, Catarina Martins apontou que estas forças criam "conflitos todos os dias", enquanto o Bloco tenta defender os direitos relacionados não só com a habitação, mas também com a mobilidade ou subida de salários. "Isso é o que nos importa. E a Europa vai ser fundamental para esse projeto também", apontou.

[Notícia em atualização]

Leia Também: "Não acontecerá". Temido assegura que não vai deixar PE para ser autarca

Ler artigo completo