"Vergonha". Tusk critica republicanos por rejeitaram apoio à Ucrânia

7 meses atrás 69

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, emitiu uma declaração pública, nas redes sociais, a criticar os políticos norte-americanos que rejeitaram um projeto que se traduzia num investimento de milhões em prol das forças militares ucranianas.

Recorde-se que os republicanos rejeitaram um projeto de lei preparado por um grupo de senadores democratas e republicanos com a Casa Branca, para restringir a migração na fronteira, em troca da aprovação de ajuda militar à Ucrânia. A proposta foi rejeitada na quarta-feira pelo Senado norte-americano.

"Caros senadores republicanos da América. Ronald Reagan, que ajudou milhões de nós a recuperar a nossa liberdade e independência, deve estar hoje a dar voltas no túmulo. Tenham vergonha", escreveu o politico polaco, na sua conta oficial no X [antigo Twitter].

Dear Republican Senators of America. Ronald Reagan, who helped millions of us to win back our freedom and independence, must be turning in his grave today. Shame on you.

— Donald Tusk (@donaldtusk) February 8, 2024

O projeto em causa traduzia-se em 60 mil milhões de dólares em assistência militar a Kyiv.

Este pacto, que levou meses para ser negociado e propôs mudanças nas leis de asilo dos EUA, não obteve os 60 votos necessários para passar a debate no Senado (câmara alta), com 50 votos contra e 49 a favor.

As críticas do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), favorito à nomeação presidencial republicana, a este acordo, mobilizaram a maioria dos republicanos para votar contra, apesar de o texto incluir restrições à imigração que os conservadores solicitam há anos.

Leia Também: Senado dos EUA tenta aprovar pacote de ajuda a Israel e à Ucrânia

Ler artigo completo