"Viciado". Homem de 105 anos prepara-se para ver o seu 13.º eclipse

5 meses atrás 81

Um norte-americano de 105 anos que vive no Texas, prepara-se para ver o seu 13.º eclipse solar, esta segunda-feira, após uma vida inteira a "perseguir" este fenómeno astronómico.

Em entrevista ao Washington Post, LaVerne Biser, que é 'caçador de eclipses' desde 1963, quando tinha 45 anos, contou que ficou tão "viciado" neste tipo de fenómenos que houve uma vez que colocou a mulher e três filhos numa carrinha e conduziu mais de 3 mil quilómetros só para ver um eclipse.

"Bastou ver um para querer ver todos. Fiquei viciado", admitiu, acrescentando que chegou a viajar com a sua falecida mulher até ao Brasil, Mar Negro e Caraíbas à procura do melhor local para ver determinados eclipses.

O norte-americano, que se formou em engenharia mecânica e fez carreira a projetar aviões, era tão apaixonado por eclipses que a filha teve de mudar a data do casamento para que este a pudesse levar ao altar. "Ele disse-me: Se queres que te leve ao altar tens de casar mais cedo. Não vou estar aqui no dia 8 de julho. Isto só porque havia um eclipse nesse dia", contou a Carol, de 76 anos, ao Washington Post.

LaVerne justifica-se: "É realmente incrível. Não há nada como ver um céu escuro no meio do dia. Sou um homem de sorte por ter presenciado isto várias vezes. Os eclipses lembram-me que, não interessa onde estejamos na vida, somos apenas um pequeno ponto no universo".

Esta segunda-feira, uma das suas neta vai ajudá-lo a ver mais um - e provavelmente o último – eclipse, levando-o da sua casa de localizada em Fort Worth até à cidade de Plano. "Provavelmente não estarei por perto no próximo eclipse", brincou LaVerne, que completa 106 anos em junho. "Portanto, espero que o tempo colabore para eu ver este. Estou a rezar para que esteja bom tempo", disse.

Leia Também: Eclipse solar. Entusiasmo, conspirações e nuvens que podem estragar tudo

Ler artigo completo