Rainha para coroar o Rei

3 meses atrás 63

A época foi longa, mas não acaba sem a decisão do costume: a bonita e histórica final da Taça de Portugal, a prova Rainha do futebol português. Os candidatos? Esses também são históricos e conhecem-se como poucos: de um lado, o campeão nacional Sporting, em busca da dobradinha; do outro, o detentor do troféu FC Porto, em busca da redenção na época.

As roulottes estão montadas, os churrascos preparados e a festa da Taça vai alegrar o Jamor, como é habitual nesta altura do ano. Contudo, por muito que o clima seja de festa largas horas antes do pontapé de saída, será dentro de campo, no histórico Estádio Nacional, que Sporting e FC Porto lutarão por mais um título, na sua 6ª final da história nesta prova - o Sporting venceu três das anteriores, o FC Porto duas.

O leão chega motivado para este jogo, depois de uma grande época, onde dominou a nível nacional e conseguiu ser campeão, com boa vantagem para os rivais e adversários diretos, juntando ao sucesso desportivo um futebol agradável, com o goleador Gyokeres - 2º melhor marcador da prova - como figura de proa de um ataque dominador. Para chegar a esta grande final, o Sporting deixou pelo caminho o rival Benfica, UD Leiria, Tondela, Dumiense e o Desportivo O. Moscavide.

Leão venceu última final da Taça @Carlos Alberto Costa

Para este jogo, Rúben Amorim sabe que está privado dos dois guarda-redes Adán e Israel, pelo que o jovem Diogo Pinto terá um teste de fogo, ainda para mais sendo apenas o seu 3º jogo na equipa principal e logo a sua 1ª final. Fora isso, Matheus Reis será a única ausência por lesão e espera-se um campeão (quase) na máxima força. Por isso, espera-se o regresso de Diomande ou St. Juste ao centro da defesa e a grande questão surge em quem se junta a Hjulmand no miolo: Morita ou Bragança?

Do outro lado temos um FC Porto que viveu uma temporada muito atribulada, onde ficou relativamente cedo afastado do título de campeão nacional, depois de ter sido eliminado precocemente da Taça da Liga e ter perdido a Supertaça. A isto juntou-se todo o «drama» relativo às eleições do clube e alguns momentos de tensão que foram surgindo. Não foi uma época fácil, mas os dragões mostraram-se bem na Europa e têm aqui a oportunidade de revalidar o título na Taça, depois de terem deixado pelo caminho Vilar de Perdizes, Montalegre, Estoril Praia, Santa Clara e Vitória SC.

Quanto às suas opções, Sérgio Conceição confirmou a ausência por lesão do central e capitão Pepe, mas essa deverá ser a sua única novidade no onze inicial, com Fábio Cardoso a ocupar a vaga. Fora isso, dificilmente haverá grandes mexidas face ao visto nesta ponta final de época.

Uma final histórica

Há poucas equipas que se conheçam tão bem em Portugal como estes dois históricos rivais e prova disso é que já se defrontaram um total de 248 vezes, entre todas as competições. Na Taça de Portugal, por sua vez, foram já 42 duelos, com cinco deles em finais e, para já, o Sporting venceu três e os dragões duas. Teremos empate ou maior vantagem leonina?

Quem também se conhece bem são os treinadores das duas equipas, Rúben Amorim e Sérgio Conceição, que, apesar da curta carreira de técnico do primeiro, já se defrontaram em duas finais, ambas da Taça da Liga, pelo que este será o desempate e, ao mesmo tempo, a estreia na Taça de Portugal.

Ler artigo completo