Rap PT — Dicas da Semana #188

1 mes atrás 142

Fotografia: Direitos Reservados

Publicado a: 21/05/2024

De 13/05/2024 a 19/05/2024.

Fotografia: Direitos Reservados

Publicado a: 21/05/2024

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.


[Didi Fuego] “Super Sayan”

Didi Fuego ligou o modo “Super Sayan” e levantou voo sobre mais uma produção de Facto: no leque de super-poderes traz ao seu novo single jogos fonéticos, versos de peito aberto, barras com significados subentendidos e melodias inusitadas. Num regresso assumido aos lançamentos em nome próprio, o rapper antevê um novo capítulo para o resto do ano: “2024 until infinity…”.


[LOUIS DVART] “DARK KNIGHT FREESTYLE”

À estética — quer a nível visual ou sonoro —  é inevitável a comparação, que encontra exemplos equivalentes não só lá fora, mas também por cá. Mas, mesmo sendo LOUIS DVART um representante de uma linha facilmente identificável, há nele nuances que lhe permitem cimentar uma certa identidade para lá da mera cópia. Em “DARK KNIGHT FREESTYLE”, esse factor diferenciador é particularmente visível, desde o vídeo ao freestyle propriamente dito. E o produto que aqui apresenta é prova de que, mesmo sem a exposição a uma escala maior, a bitola deste rapper está bem lá em cima no que diz respeito ao seu trabalho.


[Benny Broker] “Solitude”

Dávamos conta, a semana passada, da iminência de Alpacavalagarta, novo disco de Benny Broker que por esta altura já pode ser ouvido nas plataformas digitais pelas quais o artista difunde a sua música. “Solitude”, tema sucessor de “Forma Ondulada” nessa série de lançamentos prévios à edição do álbum, traz nesta versão, ainda, um excerto de “Ganas” — última canção do longa-duração que terá direito, também, a edição física em vinil — num filme realizado por Rafael d’Souza.


[Montblanc Collective] “Sublime”

Depois de um volume inaugural, a turma formada em nome de Montblanc Collective tem vindo aos poucos a desvendar o segundo. Formado por uma série de rappers e produtores — dois deles figuraram no tema-capa da última edição desta rubrica semanal —, em “Sublime” são NOIATT e Krayy que trocam versos entre si sob a produção de Crate Diggs. E ao que tudo indica o colectivo tem já mais uma faixa pronta a estrear na próxima sexta-feira.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Ler artigo completo