Rap PT – Dicas da Semana #94

1 mes atrás 38

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[Óssio x Catalão] “Incapaz”

“‘Tás, mano? Então vou-lhe dar. Três, dois, um”, e começam Óssio e Catalão a dar-lhe  — forte e feio. Fasquia elevada neste segundo ciclo de lançamentos da LUME, com um projecto colectivo em vista, que termina agora com “Incapaz”. Nineties Kid (meia parte de AVAN GRA) dá cor ao beat citadino do produtor de serviço e às linhas uniformes do terceiro rapper repetente. Do melhor que vão encontrar nestas rondas de rap clandestino.



[Cachapa] “Idem-Aspas”

Sobre Cachapa, “Idem-Aspas”. Especialmente na parte de lhe dar “forte e feio”. Ao que tudo indica, a distância encurtada dos primeiros para os mais recentes lançamentos retirados do segundo volume de Dicas Sem Limite parece indiciar a revelação total da nova mixtape do rapper de Évora. 



[GriLocks] Deixa di Brio ft. Karlon (Prod. Glass!c)

Ter GriLocks e Karlon na mesma faixa já é surpreendente quanto baste, mas as surpresas em “Deixa di Brio” não se ficam por aí: a produção de Glass!c define os tempos para cada MC — o anfitrião define o tom introspectivo e o ritmo compassado, matrizes essas totalmente contrariadas pela entrada tempestuosa, e até dançante, do convidado no refrão. 



[Supa Squad] “Abranda” feat. Regula

Ainda na senda de encontros improváveis, o cruzamento entre os Supa Squad e Regula revela-se inusitado sobretudo pela altura em que acontece. “Casanova” está a poucos meses de fazer 10 anos e, apesar de continuar a ser dos maiores sucessos do Bellini, já não é a “dar de stick” que vemos o Don Gula. Vemo-lo, sim, como um “verdadeiro fadista” que “nem uma música canta”, com as dicas da semana sempre em dia. Velhas fórmulas, mas espírito renovado — “24 para sempre”.



[AMARO] “OBRA DE ARTE”

GriLocks com Karlon, Supa Squad com Regula, e Amaro com… Charlie Puth? Há semanas assim. Se um remix de “Attention” em forma de drill pode ser uma “Obra de Arte”? A julgar pela forma como o rapper da Linha de Cascais se atirou para esta combinação insólita, talvez seja mesmo. Pelo menos é tão ou mais contagiante que a versão original. Já é qualquer coisa…



[Cintia] “No Stress No Money”

Quando Regula cita Notorious B.I.G. em “‘Mo Money Mo Problems’ foi o que o Big Poppa disse”, é Cintia quem apresenta a solução: “No Stress No Money” é a nova proposta da rapper criada na Apelação, apoiada nas batidas de MIKELPOTTER, produtor que conseguiu construir o tipo de instrumental que lhe assenta sempre bem. 



[Lake X DBRAZ] “West Zone” feat. Pará, Rocha, Simba

A união faz realmente a força e é isso que fica em “West Zone”. A dinâmica não é de colectivo, mas este grupo bem podia operar em conjunto regularmente, dada a forma como Lake, DBRAZ, Pará, Rocha e Simba acrescentam, cada um, a sua modesta quota para um produto final bastante sólido.

Ler artigo completo