Raposa órfã é alimentada por humanos mascarados de animal. Eis o porquê

6 meses atrás 60

Os funcionários do Richmond Wildlife Center, uma organização sem fins lucrativos que cuida da vida selvagem, na Virgínia, Estados Unidos, estão a fazer o possível para agir como mães raposas enquanto alimentam e cuidam de uma raposa órfã que chegou aos seus cuidados.

Num vídeo publicado na página do centro na rede social Facebook, na terça-feira, pode ver-se a diretora executiva Melissa Stanley a usar uma máscara de raposa vermelha e luvas de borracha enquanto alimenta o animal com uma seringa.

Na legenda da publicação, a organização explica que os funcionários usam máscara para alimentá-la, evitam sons humanos, criam barreiras visuais, entre outros cuidados. "É importante garantir que os órfãos criados em cativeiro não se habituam aos humanos", refere a publicação, acrescentando que essas medidas aumentam a probabilidade de a raposa ser reintroduzida na natureza.

Durante uma entrevista, citada pela Associated Press, Stanley revelou que a raposa foi internada no centro a 29 de fevereiro, depois de um homem que estava a passear o cão a ter encontrado num beco em Richmond. A raposa tinha menos de 24 horas e ainda tinha o cordão umbilical preso.

A equipa da organização inicialmente tentou localizar a mãe da raposa e o seu esconderijo para que se pudesse reunir os animais. No entanto, após encontrarem o local da toca, foram informados que as raposas tinham sido capturadas por um caçador. A organização desconfia que a raposa bebé terá caído de uma armadilha ou da traseira do camião do caçador.

A equipa do centro de vida selvagem reveza-se para alimentar a raposa a cada duas ou quatro horas, mas sempre a usar a máscara de raposa. Além da máscara destinada a imitar a mãe da raposa, a equipa também colocou uma raposa vermelha de peluche pequena no sítio onde o animal dorme. 

"O objetivo é libertar os animais de volta à natureza, não só para lhes dar uma maior oportunidade de sobrevivência, mas para reconhecerem a sua própria espécie e reproduzirem-se para dar continuidade à sua população de vida selvagem", destacou Stanley.

Leia Também: "Linda". Raposa fotografada a caçar na neve em pleno Gerês

Ler artigo completo