Hoje em dia, muito se tem falado do conceito de casa inteligente através de IoT. Isto é, tornar a nossa casa inteligente através de pequenos projectos. Se pesquisarmos um pouco, facilmente temos acesso aos mais variados exemplos de passos a seguir para de facto conseguimos ter, de forma fácil e económica, a tecnologia do nosso lado, a fazer as coisas que queremos. Mas por vezes “fazer o click” não é assim tão simples…

A ideia deste artigo surgiu para responder a um pedido de “várias famílias”… porque apesar de haver tutoriais e mais tutoriais acerca deste assunto, às vezes é preciso um elo de ligação. E aqui na PROGRAMAR, nesta edição comemorativa, tentámos criar esse pequeno elo de ligação. Este artigo é então dedicado aos leitores que querem iniciar a descoberta da “casa inteligente”, mas que ainda são assolados por dúvidas. Porque às vezes essas pequenas dúvidas são a diferença entre “Ii e funcionou!” e “Mas porque raio isto não funciona se fiz todos os passos?!”

Ora vamos lá então… Neste exemplo propomos algo relativamente simples. A nossa casa passar a reconhecer se estamos ou não no local. Quando sente a nossa presença, a “casa liga” a luz do corredor quando chegamos. E se sairmos, a “casa desliga” a mesma luz. É um projecto simples, mas julgamos que será o ponto de partida para todos os leitores que possam querer iniciar-se nestas aventuras da domótica.

Na prática, a nossa casa sabe se entramos ou saímos da mesma quando o nosso telemóvel se liga à nossa rede wireless.

Vamos dividir o projecto em duas partes. A primeira parte será montagem a do circuito “liga/desliga” propriamente dito e a segunda parte, a parte de código para que a rede wireless passe a reconhecer a entrada/saída do nosso telemóvel do seu alcance.

[...]

Leia o artigo completo na edição 60 da Revista PROGRAMAR