RBR Playbook #105 | Um anel a 48 minutos de distância

3 meses atrás 66

A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai dar analisar a atualidade de forma regular. O Playbook do Ricardo Brito Reis é essencial para estarmos por dentro do mundo do basquetebol norte-americano

Neemias Queta a apenas 48 minutos do título da NBA
Neemias Queta está a 48 minutos de se sagrar campeão da NBA. Os Boston Celtics voltam a defrontar os Dallas Mavericks esta sexta-feira, no Texas, com uma vantagem de 3-0 nas Finais da NBA e podem festejar hoje o 18.º título da organização, que os colocará como a equipa mais vencedora da história da liga norte-americana, desempatando com os Los Angeles Lakers. Apenas três anos depois de ser draftado pelos Sacramento Kings como o primeiro português da história da NBA, o gigante do Vale da Amoreira pode festejar a conquista do troféu Larry O'Brien.

Celtics podem fechar playoffs invictos fora de Boston
Caso os Celtics vençam esta noite, será apenas a terceira vez na história da liga que uma equipa ganha todos os jogos fora de casa nos playoffs, depois dos Lakers de 2000 e 2001. E terminariam os playoffs com 16 vitórias e apenas duas derrotas, o que seria o segundo melhor registo desde que o formato da fase a eliminar é de quatro rondas à melhor de sete jogos. A única equipa com melhor registo foram os Golden State Warriors de 2017, com 16 triunfos e um desaire.

Equipa de Joe Mazzulla quer entrar em grupo exclusivo
Se a equipa do português Neemias Queta vencer o Jogo 4 das Finais, esta noite, encerra a época 2023-24 com um registo combinado entre fase regular e playoffs de 80 vitórias e 20 derrotas. Na história da NBA, apenas 11 equipas ganharam 80% dos jogos, entre fase regular e playoffs - dessas, apenas os Warriors de 2016 não foram campeões -, e os comandados por Joe Mazzulla querem entrar nesse lote exclusivo dos conjuntos mais dominadores de sempre.

Faleceu Jerry West, o homem que inspirou o logo da NBA
Jerry West faleceu, aos 86 anos. O homem que ficará eternizado pela silhueta no logótipo da NBA jogou 14 anos na liga e foi All-Star em todas as temporadas que jogou, sempre ao serviço dos Lakers. West liderou os californianos a nove Finais, mas ganhou apenas um título, em 1972. Foi o primeiro MVP de umas Finais, em 1969, na única ocasião em que o MVP foi da equipa derrotada. Como executivo, somou oito títulos de campeão e este ano vai ser induzido pela terceira vez no Hall of Fame.


NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor 

Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol

Disponível em: YoutubeSpotifyApple Podcastzerozero

Recorde aqui todas as edições do RBR Playbook

Ler artigo completo