Real Madrid volta a ser a marca mais valiosa no mundo do futebol

2 meses atrás 75

O clube espanhol viu o valor da respetiva marca subir 16%, em face dos resultados desportivos da última temporada, tendo voltado a tornar-se na marca mais valiosa do futebol.

O Real Madrid volta a ser a marca mais valiosa no que diz respeito a clubes de futebol, ao superar o Manchester City. O valor em causa subiu 16% para 1,7 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, de acordo com uma análise da Brand Finance.

Em causa está, sobretudo, o recorde ao nível das receitas, que atingiram os 841 milhões de euros no ano fiscal de 2023, de acordo com os dados divulgados pela UEFA. Enquanto marca, o Real Madrid tem atribuído o rating AAA+, associado a uma pontuação de 96,3/100 no índice de força das marcas (BSI, na sigla em inglês).

Os números estão diretamente ligados ao sucesso desportivo, já que o Real Madrid foi campeão espanhol e campeão europeu na última época.

Na segunda posição ficou o Manchester City, avaliado em 1,6 mil milhões de euros (7% acima do período homólogo). O crescimento mais ligeiro coincidiu com um novo recorde de receitas registado pelo clube inglês. Em terceiro lugar surge outra equipa espanhola.

O Barcelona registou uma subida de 12% ao nível das receitas, até 1,5 mil milhões, apesar de enfrentar problemas financeiros sérios. O valor deixa o clube na terceira posição do ranking e é sustentado sobretudo pela academia de jovens do clube, em que nos últimos anos se têm formado algumas das estrelas da equipa principal.

Seguem-se o Manchester United (1,4 mil milhões de euros, subida de 3%) e o Liverpool (1,4 mil milhões, mais 1,5%), permitindo ao futebol inglês levar vantagem no “top-5”. Mais atrás está o PSG, na sétima posição (1,2 milhões, decréscimo de 7%)

O Bayer Leverkusen registou a maior valorização no período em análise, entre os clubes avaliados. Em causa está uma subida de 72%, até aos 333,6 milhões de euros, ao mesmo tempo que a pontuação atribuída no referido índice subiu 9 pontos, até aos 70,5/100. Em causa está sobretudo a época excecional do clube, que venceu a liga alemã e a taça da Alemanha, superando o super favorito Bayern de Munique.

Ler artigo completo