Reatribuição de medalhas olímpicas poderá decorrer em local de Paris'2024

6 meses atrás 108

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

16:12

Na sequência de sanções por doping

A reatribuição de medalhas olímpicas, na sequência de sanções por doping ou outras, a atletas previamente fora do pódio poderá ocorrer no Parque dos Campeões em Paris'2024, segundo uma recomendação esta quarta-feira adotada pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

O Conselho Executivo do COI não marcou qualquer cerimónia, mas adotou uma recomendação da Comissão de Atletas, segundo comunicado divulgado esta quarta-feira, aumentando o tipo de possibilidades de reatribuição para sete.

Assim, além "da próxima edição dos Jogos Olímpicos", os atletas em causa podem receber a medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, na sede do COI ou no Museu Olímpico, além de uma cerimónia privada ou na sede de uma federação.

"Como exceção", nota a Comissão de Atletas, a adição do Parque dos Campeões foi integrada, permitindo a atletas receber os metais nos jardins Trocadéro.

Esta medida poderá aplicar-se ao pódio dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim'2022 de patinagem artística por equipas, alterado em janeiro após a suspensão por doping de Kamila Valieva.

Ainda assim, o facto de ainda existir a possibilidade de recurso para atletas sancionados pode impedir o novo pódio de ser atribuído (os russos caíram para terceiro, atrás de Estados Unidos e Japão"), segundo as condições especificadas pelo COI.

Por Lusa

Ler artigo completo