ReBarUEFI consegue ligar a Resizable BAR nos PC mais antigos

7 meses atrás 82

A funcionalidade Resizable BAR (Base Address Register) usa o barramento PCI Express para aumentar o acesso do processador a porções maiores da memória dedicada do GPU. Os CPU Intel Core de 10ª geração, Zen 3 da AMD e posteriores são compatíveis com a Resizable BAR, mas as máquinas mais antigas também podem beneficiar desta funcionalidade através da alteração do firmware UEFI.

As funcionalidades Resizable BAR e Smart Access Memory (SAM), desenvolvida pela AMD, estão disponíveis desde 2020. Estas funcionalidades tornaram-se parte da norma PCI Express com a Gen 2.0, o que quer dizer que, teoricamente, pode funcionar em sistemas mais antigos que tenham um GPU compatível.

Agora, os utilizadores com máquinas mais antigas podem experimentar esta tecnologia, graças a um utilitário chamado ReBarUEFI. Este programa de código aberto inclui um driver DXE UEFI que é capaz de ligar a Resizable BAR em sistemas que não a mencionam nas especificações oficiais. O utilitário injecta um módulo no firmware UEFI para que seja executado cada vez que o computador arrancar.

O módulo ReBarDxe substitui uma função específica no protocolo de alocação de recursos do barramento PCI (PreprocessControlller), que verifica se o hardware pode utilizar a Resizable BAR. Se for o caso, o módulo liga a funcionalidade e define o tamanho do buffer na memória NVRAM.

O programador responsável pelo ReBarUEFI testou com sucesso a utilização da Resizable BAR num sistema equipado com um CPU Intel Core i5-3470 de 2012 com uma placa gráfica Sapphire Nitro+ RX 580 com 8 GB lançada em 2017. No teste, o desempenho melhorou em 12% com um BAR de 2 GB. Segundo o site Tom’s Hardware, este utilitário também funciona em sistemas mais antigos, como os baseados em processadores Sandy Bridge de 2011.

O responsável pelo programa diz que a Resizable BAR pode melhorar bastante o desempenho e até é indispensável para o funcionamento correcto das placas gráfica Arc da Intel. A página do projecto no GitHub inclui uma lista de motherboards compatíveis e tem um pedido para que os utilizadores confirmem que o utilitário funciona correctamente com as suas configurações de hardware específicas.

Alguns sistemas com gráficas Radeon podem ficar com mais 24% de desempenho em alguns títulos e noutros podem ficar com menor desempenho. Os drivers da Nvidia e da AMD para as respectivas placas gráficas incluem perfis optimizados para os jogos que podem beneficiar da tecnologia Resizable BAR e SAM.

Ler artigo completo