Rebeldes Hutis reivindicam ataque a navio britânico no Golfo de Aden

7 meses atrás 52

Num comunicado, o porta-voz militar dos Hutis, Yahya Saree, disse que vários mísseis foram disparados contra o navio que transitava pelo Golfo de Aden, garantido que o alvo tinha sido atingido.

O alvo foi um navio cargueiro, embora o projétil com que foi atacado o tenha atingido sem causar danos graves ou vítimas, explodindo a cerca de cem metros da embarcação, segundo uma primeira análise realizada pela Marinha Britânica.

O serviço de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO) informou que o incidente ocorreu a cerca de 85 milhas náuticas de Aden e o navio continuou a navegar até ao porto mais próximo.

O capitão do navio foi quem deu o alarme, avisando para um "ataque de foguete", segundo a empresa de segurança Ambrey, que confirmou danos ligeiros na embarcação devido ao impacto de estilhaços num cano.

Os ataques realizados pelos rebeldes Hutis, que controlam grandes áreas do Iémen, têm provocado sérias perturbações na navegação na região, nos últimos meses, ao ponto de os Estados Unidos e o Reino Unido terem decidido realizar bombardeamentos em território iemenita.

Os Hutis justificam as suas ações como uma medida de pressão face à ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza.

Leia Também: Hutis confirmam morte de jornalista palestiniana em ataque em Rafah

Ler artigo completo