Rebuçados com "sabor estranho" afinal tinham metanfetamina

1 mes atrás 56

Nova Zelândia

14 ago, 2024 - 16:35 • Lara Castro com Lusa

Os doces foram doados anonimamente e distribuídos por uma instituição de caridade num cabaz alimentar. Cerca de 400 pessoas poderão ter recebido os rebuçados. Este tipo de droga pode causar dores no peito, aumento do ritmo cardíaco, convulsões, delírio e perda de consciência. A polícia de Nova Zelândia já abriu uma investigação.

A polícia da Nova Zelândia está a tentar localizar rebuçados que contêm “níveis potencialmente letais de metanfetamina”, depois de terem sido distribuídos por uma instituição de caridade em Auckland.

Cerca de 400 pessoas poderão ter recebido os rebuçados por serem parte de um cabaz alimentar distribuído pela instituição de caridade.

Segundo uma notícia da BBC, a instituição garante que os doces foram doados anonimamente numa embalagem selada.

Pelo menos três pessoas, incluindo uma criança, procuraram assistência médica, embora nenhuma esteja atualmente no hospital.

A instituição de caridade alertou as autoridades na terça-feira, depois de ter sido alertada por um destinatário sobre os rebuçados com “sabor estranho”.

A diretora executiva da Auckland City Mission, Helen Robinson, afirmou que alguns dos membros da equipa da instituição experimentaram os rebuçados e concordaram com as queixas, tendo depois começado a “sentirem-se estranhos”.

"Está em curso uma investigação", referiram as autoridades, que afirmaram estar a tratar o caso como uma "prioridade dado o risco para o público".

A fundação de droga neozelandesa (New Zealand Drug Foundation) declarou que uma amostra retirada de um rebuçado branco continha metanfetamina.

A porta-voz da fundação Sarah Helm disse que o rebuçado em questão continha cerca de três gramas de metanfetamina, até 300 vezes mais do que a dose habitualmente consumida por utilizadores.

"Engolir esta quantidade de metanfetamina é extremamente perigoso e pode levar à morte", acrescentou Helm, pedindo a quem recebeu rebuçados da associação para não consumir.

A metanfetamina pode causar dores no peito, aumento do ritmo cardíaco, convulsões, delírio e perda de consciência, alertou a fundação.

Destaques V+

Ler artigo completo