Receitas da Montellano sobem para 16 milhões de euros em 2023

1 semana atrás 45

A empresa portuguesa do grupo Proclinic, que completa 50 anos, tem como objetivo crescer 10% em 2024. A estratégia da fornecedora de dispositivos médicos e medicamentos a dentistas passa pela área de consumo.

A portuguesa Montellano, que foi comprada pelo grupo espanhol Proclinic em 2023, teve uma faturação de 16 milhões de euros no ano passado, após registar um crescimento de 7% em relação a 2022. Nos últimos seis anos, a empresa de medicina dentária cresceu 58% e o objetivo para 2024 é atingir os 10% de crescimento, de acordo com a informação avançada ao Jornal Económico (JE).

A distribuidora de medicamentos e dispositivos médicos, fundada em 1974, conta com 50 fornecedores de mais de 80 mil produtos de 650 marcas. “Num mercado tão competitivo, conseguimos encontrar o nosso espaço para crescer e ter a capacidade para permanecer no topo durante tantos [50] anos”, afirmou o diretor-geral da Montellano.

Bernardo Montellano admite que “não foi uma linha reta, mas feito de altos e baixos”. “Por um lado, a ambição de avançar, chegar a mais clínicas e laboratórios e evoluir de forma contínua para proporcionar mais e melhores serviços aos nossos clientes. Por outro lado, o bom senso – por vezes, desvalorizado pelos gestores – de crescer de forma sustentável, aprendendo com os erros, sabendo ser paciente e identificar os momentos certos para crescer”, comentou.

A Proclinic, participada pela Miura Partners, adquiriu a Montellano há precisamente um ano, em maio de 2023. O investimento é confidencial, mas a empresa familiar acabou por passar de uma equipa de 50 pessoas em Portugal para mais de 500 trabalhadores em 32 países. O portefólio também aumentou para cerca de 120 mil referências. Atualmente, a aposta centra-se no e-commerce e noutros projetos de transformação digital.

“É inevitável que este investimento conduza a uma maior concentração do mercado, mas também será interessante ver de que forma as clínicas dentárias mais tradicionais irão reagir e como irão procurar diferenciar-se”, disse Bernardo Montellano sobre o negócio assessorado pela KPMG, RRP Advogados e Correia Afonso, Archer & Associados.

Nos próximos dias 17 e 18, a Digital Dental Solutions, a área de laboratório da Montellano, vai estar representada no congresso da APTPD – Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária, no Porto, e em junho organizará um evento próprio, designado “Open House Digital Lab Montellano”. Ainda assim, a estratégia para 2024 passa por investir na área de consumo.

“Consolidámos a nossa oferta na área da imagiologia e alargámos as soluções de workflow digital, reforçando a aposta nos sistemas de impressão e fresagem. Em conjunto com os nossos parceiros, continuamos a apresentar ao mercado as soluções mais avançadas em cada especialidade médica, e a promover a inovação que combine a eficácia dos atos médicos com um maior conforto dos pacientes, como a sedação consciente e os equipamentos de laser, por exemplo”, referiu ainda Bernardo Montellano, em declarações enviadas ao JE.

Ler artigo completo