Reino Unido decide proibir o grupo islâmico Hizb ut-Tahrir, acusado de promover o terrorismo

8 meses atrás 79

"O Hizb ut-Tahrir é uma organização antissemita que promove e incentiva ativamente o terrorismo, incluindo o elogio e a celebração dos ataques terríveis de 7 de outubro” perpetrados pelo movimento islamita palestiniano Hamas em Israel, justificou o ministro britânico do Interior, James Cleverly, num comunicado.

“Tomei a decisão de proibir o Hizb ut-Tahrir no Reino Unido”, uma vez que as ações do grupo vão “contra tudo o que o nosso país defende”, explicou James Cleverly posteriormente numa publicação na rede social X, antigo Twitter. “Pertencer a este grupo e convidar ao seu apoio será considerado uma infração penal”, acrescentou.


I have made the decision to ban Hizb ut-Tahrir in the UK.

Their promotion and encouragement of the abhorrent attacks perpetrated by Hamas goes against everything our country stands for.

Belonging to and inviting support for this group will be a criminal offence. https://t.co/WOanBzzAy8

— James Cleverly🇬🇧 (@JamesCleverly) January 15, 2024

A proposta foi apresentada esta segunda-feira no Parlamento para que entre em vigor na próxima sexta-feira, 19 de janeiro, determinando que pertencer ao grupo, incentivar o apoio e exibir artigos num local público de apoio ao grupo será considerado crime que pode ser punido com uma pena de prisão de até 14 anos.

O Hizb ut-Tahrir, fundado em 1953, é um grupo político internacional que defende a criação de um califado regido pela lei islâmica que una todos os muçulmanos. Com sede no Líbano, o grupo opera em pelo menos 32 países, incluindo o Reino Unido, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália. 

"A proscrição deste grupo terrorista garantirá que qualquer pessoa que pertença a este grupo ou que o apoie será objeto de consequências. A capacidade do Hizb ut-Tahrir de funcionar como funciona atualmente será limitada", lê-se no comunicado do Ministério do Interior.

A proposta será debatida no Parlamento britânico durante esta semana e se for aprovada o Hizb ut-Tahrir tornar-se-á a 80ª organização a ser proscrita no Reino Unido, juntando-se a outros grupos como a Al-Qaida, ISIS (Estado Islâmico), a National Action ou o Grupo Wagner.

c/agências

Ler artigo completo