REN junta-se a italianos nos carregamentos de carros elétricos a partir da rede

7 meses atrás 87

Depois de desenvolver e patentear a tecnologia, a empresa portuguesa vai agora implementar cinco projetos em Portugal.

REN – Redes Energéticas Nacionais anunciou hoje uma parceria para alavancar projetos de carregamento de carros elétricos a partir das linhas de Muito Alta Tensão.

Em junho de 2023, a REN tinha anunciado o projeto speed-E que permite alavancar a rede de carregamento para a mobilidade elétrica a todo o país. Afinal, a linha de transporte de eletricidade em muito alta tensão (os postes muito grandes que se veem pelo país fora) tem uma rede alargada por Portugal, contando com quase 9.500 kms de linhas (como se pode ver pelo mapa infra). A empresa já patentou a tecnologia.

Agora, juntou-se aos italianos da Atlante para desenvolver cinco projetos em Portugal usando estações da companhia transalpina para criar as “primeiras estações de carregamento rápido de veículos elétricos do mundo alimentadas diretamente por linhas de transmissão de muito alta tensão”. 

Segundo explica a REN, “ao permitir a ligação direta à rede de transporte, para além de fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos, a solução abre caminho à expansão das infraestruturas de carregamento para locais onde esta esteja presente. Em Portugal, isto representa uma extensão de aproximadamente 9.000 km. A solução garante o fornecimento simultâneo de energia a vários carregadores rápidos e/ou ultrarrápidos, enquanto a sua arquitetura modular também permite a personalização e escalabilidade progressiva de projetos, acompanhando os requisitos de energia dos clientes e da cada vez maior penetração de veículos elétricos”.

A italiana Atlante pertence à companhia francesa NHOA (New Horizons Ahead) que, por sua vez, é detida em 88% pela Taiwan Cement Corporation. Os italianos andaram às compras em Portugal no final de 2022 quando compraram 60% da empresa portuguesa Kilometer Low Cost (KLC), dedicada aos carregamentos de carros elétricos, sediada em Aveiro.

“Esta parceria reflete a capacidade da REN em desenvolver soluções para a transição energética, contribuindo positivamente para a descarbonização da sociedade. A Atlante é um parceiro óbvio para o speed-E em Portugal, não só pela sua vasta experiência no setor do carregamento mas também pelo reconhecimento, desde o início, do potencial estratégico desta ferramenta inovadora para promover um carregamento mais rápido e seguro de veículos elétricos, mitigando futuros desafios relacionados com uma maior necessidade de disponibilidade de energia”, disse em comunicado João Conceição, administrador da REN.

“Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a REN e em sermos os primeiros a implementar esta tecnologia inovadora que permite converter energia para a mobilidade elétrica de forma eficiente. Portugal está na vanguarda da condução com emissões zero e representa um exemplo vivo de como políticas bem pensadas criam o ecossistema certo para os operadores de carregamento prosperarem, com enormes benefícios para os condutores conscientes. Assente na herança de R&D da NHOA, a evolução tecnológica sempre foi a espinha dorsal da nossa missão. Estamos ansiosos para ver como o speed-E vai transformar o cenário de carregamento de veículos elétricos nos próximos meses”, afirmou, por sua vez, Giovanni Ravina, CEO da Atlante Iberia e Diretor de Inovação da Atlante. 

O projeto venceu o prémio na categoria “Subestações e Instalações Elétricas” no Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRE) que teve lugar recentemente no Brasil. Em outubro de 2022, já tinha vencido um prémio na categoria “Carregamento & Energia” na sexta edição da feira de mobilidade 4.0 eMove360º, que decorreu em Berlim.

A solução desenvolvida pela REN tem sido repetidamente distinguida por entidades ligadas a energia e mobilidade. Em 2022 ganhou o prémio ‘Melhor Prática do Ano’, na categoria ‘Inovação Tecnológica e Integração de Sistemas”, atribuído pela Renewables Grid Initiative. Foi ainda a vencedora da categoria ‘Carregamento & Energia’ atribuído na sexta edição do eMove360º, uma das principais feiras de mobilidade 4.0 a nível mundial.

Os italianos andaram às compras em Portugal no final de 2022 quando compraram 60% da empresa portuguesa Kilometer Low Cost (KLC), dedicada aos carregamentos de carros elétricos, sediada em Aveiro.

Ler artigo completo