Renault antecipa Symbioz. Tudo sobre o novo SUV híbrido francês

7 meses atrás 72

A família SUV da Renault vai crescer em 2024 com o inédito Symbioz, uma nova proposta híbrida que aponta ao núcleo dos familiares compactos.

A Renault continua a apostar forte no segmento C — o dos familiares compactos e um dos mais competitivos do mercado —, e depois do Austral e Scenic, reforça a oferta SUV com o inédito Symbioz.

Este novo SUV vai ocupar o espaço entre o Captur e o Austral, tendo uma volumetria exterior próxima da do Scenic — o nome histórico que agora identifica um crossover exclusivamente elétrico.

Podemos olhar para o novo Symbioz como uma espécie de alternativa com motor a combustão ao elétrico Scenic e como o sucessor indireto do Mégane a combustão, que deixará de ser produzido este ano, sem deixar um sucessor — só o Megane 100% elétrico continuará a ostentar o nome.

Silhueta Renault Symbioz© Renault

Por enquanto, a Renault anunciou apenas uma motorização híbrida (não plug-in) para o Symbioz, exatamente a mesma de 145 cv que equipa os Clio, Captur e Arkana.

Aliás, a proximidade a estes modelos é maior do que à primeira vista parece, já que assentará sobre a mesma plataforma CMF-B.

“Para este novo familiar compacto, queríamos um nome com significância humana, que expressasse a ligação entre a família e o seu carro. O nome Symbioz ilustra perfeitamente a vida com o nosso veículo, onde passageiros são um só com o seu veículo e o seu ambiente.”

Sylvia Dos Santos, diretora da estratégia dos nomes na divisão de marketing da Renault

E mais?

Além da motorização híbrida e da plataforma, a Renault já indicou que este SUV híbrido ficará abaixo dos 1500 kg — uma questão cada vez mais sensível em França —, e terá 4,41 m de comprimento. O que são menos 6 cm que o Scenic e menos 10 cm que o Austral.

Além disso, a Renault promete espaço para toda a família e equipamentos como o teto panorâmico Solarbay — já visto no Rafale e Scenic.

Não deverá ser preciso esperar muito tempo para conhecer o novo Renault Symbioz. A revelação final está prevista já para a primavera.

Ler artigo completo