Renault Clio foi renovado. Tudo o que mudou em cinco pontos

11 meses atrás 175

O Renault Clio foi renovado e traz nova «cara» e conteúdo tecnológico reforçado. Fiquem a saber tudo o que mudou.

O Renault Clio é, sem dúvida, o modelo mais importante da marca francesa e um daqueles que todos conhecemos e tratamos por «tu»: desde 1990 que já foram comercializadas mais de 16 milhões de unidades.

A atual geração foi lançada em 2019 e recebe agora uma importante renovação, que traz não só novidades tecnológicas, como também uma nova «cara» que deixa ver os primeiros traços da nova linguagem de design da marca francesa.

É uma das diferenças mais visíveis para o modelo atual, uma de cinco que destacamos abaixo.

Renault Clio traseira© Renault

1. Estreia de uma nova linguagem de design

A maior novidade deste renovado Renault Clio está mesmo no secção dianteira redesenhada, que já mostra a nova linguagem de design que a marca vai incorporar em todos os seus futuros modelos.

Entre os maiores destaques está a nova assinatura visual em LED, que se prolonga verticalmente a partir das óticas dianteiras.

A grelha frontal é maior, mais marcante e pronunciada, que serve de moldura ao logótipo da Renault. Os grupos óticos são mais esguios, de traço mais desportivo, enquanto na secção traseira, o visual mais cristalino também acrescenta um toque de modernidade a algo que já conhecemos tão bem.

2. Atualização da versão híbrida

A motorização E-Tech Full Hybrid é uma das de maior destaque para a atualizada gama do Clio. A presença dos dois motores elétricos — um de 36 kW e um arranque/gerador de alta tensão de 18 kW — e um de combustão de quatro cilindros com 1.6 l de cilindrada, deixam agora a potência máxima combinada nos 145 cv (+ 5 cv).

Tudo isto é gerido por uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem. A bateria do sistema tem uma capacidade de 1,2 kWh, suficiente para que o Clio circule até 80% do tempo em circuito urbano em modo 100% elétrico.

Além da versão híbrida, o novo Renault Clio vai também incluir uma opção bifuel — GPL e gasolina — associada ao motor de um litro e três cilindros. Tem uma potência máxima de 100 cv e apresenta uma autonomia acima dos mil quilómetros.

Para os clientes mais tradicionais, vão também estar disponíveis as versões equipadas com um convencional motor térmico, a gasolina (1.0 TCe de 90 cv) ou Diesel (1.5 Blue dCi de 100 cv).

© Renault

3. Mais sustentabilidade a bordo

Uma vez a bordo do novo Renault Clio, a imagem não difere muito do que nos lembramos do modelo atual. A grande novidade no interior está mesmo na utilização de materiais de origem mais sustentável.

Os assentos, os painéis das portas e o tabliê do Clio (na versão Techno) contam agora com um tecido que inclui cerca de 60% de uma fibra celulósica de base biológica.

4. Totalmente conectado com o mundo

Também a bordo, o painel de instrumentos digital e o monitor central vertical foram atualizados. O ecrã tátil continua a ter disponíveis versões de 7″ e 10″, mas já pode incluir nova funções como o rádio connect e a ligação direta à aplicação R&GO que poderá ter no seu smartphone.

Relacionado Veja um Tesla com 1020 cv perder contra um Clio no Nürburgring

E já que falamos em smartphones estes já podem ser conectados através de Android Auto e Apple CarPlay, sem a necessidade de utilização de cabos.

Também na parte da tecnologia, o renovado Renault Clio soma agora 20 sistemas de assistência à condução, distribuídos pelas vertentes de condução, estacionamento e segurança.

1 imagens

5. Renault Clio também recebe o «Esprit Alpine»

Depois de nos termos despedido das versões assinadas pela Renault Sport, as opções de visual mais desportivo passam a receber a designação «Esprit Alpine», que foi surgiu pela primeira vez no novo Austral.

Além de pára-choques mais desportivos e jantes de maiores dimensões, há também cores específicas para a carroçaria e diversos detalhes que são exclusivos destas versões. Entre eles, a lâmina dianteira que serve de defletor e que é pintada num tom Cinza Xisto Matte. Tudo isto, além de um nível de equipamento bastante recheado e posicionado no topo da oferta.

Quando chega?

O renovado Renault Clio chegará ao mercado durante o terceiro trimestre deste ano, ou seja, depois do verão.

Ler artigo completo