Reportagem da Exame Informática vence prémio de jornalismo da Agência Nacional de Inovação

10 meses atrás 179

A reportagem “Portugal Quântico“, sobre a inovação que está a ser feita por empresas, universidades e organizações portuguesas no domínio da computação quântica, publicada na Exame Informática e da autoria do jornalista Rui da Rocha Ferreira, venceu a categoria de imprensa escrita, relativa ao ano de 2021, do Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social, organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

Nos prémios relativos ao ano de 2021 foram ainda distinguidos os trabalhos “Os descobridores“, na categoria audiovisual e multimédia, da autoria da jornalista Miriam Alves (SIC), e “Bake My Dog Happy: a marca pioneira algarvia vem ensinar a cãozinhar“, na categoria imprensa regional, trabalho da autoria da jornalista Maria Simiris (jornal Barlavento).

A entrega dos prémios relativos a 2021 ainda não se tinha realizado por causa da pandemia.

Já nos prémios relativos ao ano de 2022, a reportagem “Dentro da ciência de uma missão espacial em Lisboa”, da jornalista Teresa Serafim (Público), venceu a categoria imprensa escrita, na qual a Exame Informática voltou a ser finalista com o trabalho “O plano mestre de Portugal”, sobre os projetos tecnológicos das agendas mobilizadoras que vão nascer no País até 2026. O trabalho “A vida secreta dos algoritmos”, da jornalista Rita Colaço (Antena 1), venceu na categoria audiovisual e multimédia.

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social atribuiu ainda dois prémios de carreira: os jornalistas Fátima Caçador, do Sapo Tek, e Lourenço Medeiros, da SIC, foram distinguidos, respetivamente, com os prémios carreira 2021 e 2022.

A atribuição dos prémios foi feita numa cerimónia realizada na passada sexta-feira, 21 de abril, no World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social, organizado e promovido pela Agência Nacional de Inovação, tem como objetivo reconhecer a qualidade jornalística dos trabalhos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal, e dar maior destaque ao tema da Inovação nos meios de comunicação portugueses.

Ler artigo completo