Resgatado macaco enjaulado mais de 30 anos num apartamento em Barcelona

7 meses atrás 57

Um macaco que passou quase 35 anos enjaulado num apartamento em Barcelona, em Espanha, foi resgatado por uma organização de defesa dos direitos dos animais, na quarta-feira.

'Linito' pertencia a uma mulher de 80 anos que o adquiriu por 45 mil pesetas (cerca de 270 euros), tendo passado as últimas três décadas “em condições deploráveis e totalmente inadequadas para um animal da sua espécie”, segundo adiantou a Fundación para el Asesoramiento y Acción en Defensa de los Animales (FAADA), em comunicado.

“A primeira vez que tivemos conhecimento da infeliz situação em que vivia foi em 2014, quando começámos a trabalhar para lhe oferecer uma nova vida, num ambiente adequado e acompanhado por outros animais da mesma espécie. Nas visitas que fizemos ao domicílio, detetámos inúmeras e graves irregularidades ao nível do bem-estar", detalhou a entidade, na mesma nota.

É que, de acordo com a FAADA, o animal "vivia sozinho numa jaula de 2x1x1 metros, localizada na sala de jantar do apartamento que, na maioria das vezes, estava suja, não tinha espaço exterior, nem acesso a luz solar direta". Além disso, a mulher admitiu que desde 2014 que 'Linito' não saía da jaula.

O resgate ocorreu ao fim de uma disputa de 10 anos entre a organização e a proprietária que, depois de inúmeras reclamações apresentadas à Câmara Municipal de Barcelona e ao governo da Catalunha, concordou transferir 'Linito' para a Fundação MONA, entidade de reabilitação de primatas em Girona. O animal passará, depois, para outra associação, onde conviverá com outros macacos.

“Durante os 10 anos em que as autoridades foram indiferentes à situação de 'Linito', o seu sofrimento foi perpetuado e foram-lhe tirados anos em que poderia ter desfrutado de condições de vida dignas”, lamentou a fundação, apesar do desfecho positivo.

Além de 'Linito', um cão que a idosa tinha adquirido recentemente e que nunca tinha saído de casa também foi resgatado.

Leia Também: Macaco vindo de Gibraltar deixa Cádis em alvoroço. As imagens

Ler artigo completo