Revisão dos Estatutos com três votações: os pormenores da AG extraordinária do Benfica

2 dias atrás 31

A Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, marcada para sábado, às 9h30, e na qual será votada a proposta global única de revisão dos Estatutos do clube, terá três votações e não tem tempo limite. O evento acontecerá no Pavilhão n.º 1 "ou, se necessário, em outro espaço do complexo desportivo" das águias, como se lê na convocatória enviada aos sócios.

O primeiro ponto da ordem dos trabalhos incide na discussão e votação na generalidade da proposta global de revisão de estatutos apresentada pelo Benfica. Segue-se a "discussão e votação das propostas na especialidade admitidas" e, por fim, a "votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta da metodologia aprovada."

Para os novos Estatutos serem aprovados, é necessários haver "três quartos dos votos dos associados presentes, quer na votação final global, quer na votação inicial global, quer nas votações intermédias na especialidade", como explicou, à BTV, José Pereira da Costa, vice-presidente da Mesa da AG. De resto, a primeira e a segunda votações serão feitas de braço no ar. Já a última é feita por voto físico, em urna.

De resto, ainda antes da votação inicial, "haverá um tempo de debate com todos os associados que entendam que devem participar", daí que não seja possível prever a hora do fim desta AG. "Sabemos a que horas começará a Assembleia Geral. Não temos ideia nenhuma sobre a que horas encerrará. Discutir o Sport Lisboa e Benfica não tem tempo", destaca o dirigente, garantindo que "nenhum sócio vai poder participar na Assembleia Geral sem estar informado, querendo estar informado."

De qualquer forma, José Pereira da Costa apelou a que o debate se restrinja aos Estatutos. "Não poderá haver, no momento em que está a ser debatido um instrumento desta natureza, tempo para discutir outras questões, que, aliás, terão tempo, lugar e oportunidade, em breve", expressou.

Entre outros tópicos, esta proposta prevê limitação de 3 mandatos para os presidentes dos órgãos sociais, a remuneração desses mesmos órgãos sociais. Os sócios com filiação entre um a cinco anos passam a ter direito a três votos, em vez de terem um. Os filiados entre 5 a 10 anos passam a ter 10 votos, o dobro dos 5 que tinham. Já os sócios entre 10 e 25 anos mantêm os 20 votos, assim como os sócios com filiação superior a 25 anos, que continuam com direito a 50 votos. De resto, está previsto o voto físico em urna nos atos eleitorais, a não ser que as listas concorrentes aceitem, por unanimidade, o voto eletrónico. As portas de entrada para a AG abrem às 8h30.

Ler artigo completo