Robô estabelece novo recorde mundial do Cubo de Rubik (vídeo)

3 meses atrás 99

Um robô da Mitsubishi Electric, que normalmente posiciona os fios em motores de aparelhos como os de ar condicionado, resolveu o puzzle do Cubo de Rubik a uma velocidade alucinante, estabelecendo assim um novo recorde mundial do Guinness. Os humanos não têm hipóteses!

Imagem Cubo de Rubik da Mitsubishi

Humanos vão perder os recordes para os robôs

Para aqueles que não têm idade suficiente para saber o que é um Cubo de Rubik, trata-se de um puzzle 3D que se tornou uma loucura no início dos anos 80.

O puzzle é resolvido quando cada uma das seis faces do cubo tem uma cor sólida. No início da década de 2000, os cubos de Rubik voltaram a ganhar popularidade e os torneios de “speedcubing” foram retomados.

O recorde humano de resolução de um cubo de Rubik é de 3,13 segundos, estabelecido pelo campeão norte-americano Max Park em 2023.

O robô da Mitsubishi Electric demorou 0,305 segundos a completar o puzzle, reduzindo em 0,075 segundos o recorde existente estabelecido por um robô do MIT em 2018.

Como mostra o vídeo abaixo, é literalmente uma situação de piscar de olhos, uma vez que o piscar de olhos, tem uma duração em média entre 100 e 400 milissegundos.

Em reconhecimento dos esforços da empresa japonesa, o Guinness World Records atribuiu-lhe o recorde de “robô mais rápido a resolver um cubo de puzzle rotativo”.

O TOKUI Fast Accurate Synchronized motion Testing Robot (TOKUFASTbot) bateu o recorde graças ao seu mecanismo de rotação - é capaz de efetuar uma rotação de 90 graus em 0,9 milissegundos - que se baseia nos servomotores da Mitsubishi Electric sensíveis ao sinal e num algoritmo de IA de reconhecimento de cores patenteado.

Ao contrário dos robôs humanoides de que falámos recentemente, o TOKUFASTbot não foi concebido para ser bonito.

Como Yuji Yoshimura, diretor-geral sénior do Centro de Engenharia de Produção de Componentes da Mitsubishi Electric, explicou, o seu “trabalho diário” é melhorar o fabrico de motores para aparelhos como ar condicionado e ventiladores.

Desde a criação do nosso Centro de Engenharia de Produção de Componentes em 2016, temos vindo a desenvolver e a fabricar motores de alta tecnologia, semicondutores de potência e produtos relacionados. Para demonstrar as nossas capacidades técnicas na obtenção de enrolamentos de alta velocidade e alta precisão, que são fundamentais para aumentar a produtividade e a eficiência dos motores utilizados em muitos dos nossos produtos, os nossos jovens engenheiros trabalharam voluntariamente para estabelecer o recorde mundial, resultando num título do Guinness World Records, o que motivou os nossos engenheiros a desenvolver ainda mais as suas competências técnicas. Continuaremos a enfrentar desafios interessantes utilizando a tecnologia que cultivámos no desenvolvimento de motores para apoiar o fabrico global.

Explicou Yoshimura.

Ler artigo completo