Robô expressivo da Disney já aprendeu a navegar por superfícies mais acidentadas

2 meses atrás 81

Desenvolvido pelos especialistas da Disney Research, este pequeno robô é capaz de combinar movimentos expressivos com a capacidade de se deslocar por superfícies como escadas ou rampas, frequentemente encontradas em parques de diversões.

Para os investigadores, a vantagem desta abordagem passa pela capacidade de captar a atenção dos humanos, sendo mais expressivo e capaz de evocar emoções. O robô consegue misturar movimentos expressivos e artísticos com uma mobilidade dinâmica robusta, o que assinala uma evolução significativa na robótica de entretenimento, afirmam os especialistas.

Veja o vídeo

Para desenvolver o robô, a equipa liderada por Moritz Bächer usou maioritariamente impressoras 3D, num processo que levou cerca de um ano. Para expressar as suas ‘emoções’, o robô recorre a um modelo de aprendizagem por reforço, que o ajuda a executar os movimentos de forma suave e em resposta aos comandos dados.

Um operador humano pode usar a interface para controlar as expressões em tempo real e executar performances ao vivo e experiências interativas. O robô consegue, por exemplo, mexer as antenas e a cabeça, de uma forma realista, como resultado da colaboração entre animadores e especialistas em robótica, avança o website Interesting Engineering.

O modelo pode ser visto como o que poderá chegar no futuro a parques de diversões e outros ambientes, onde se pretenda imersão e interatividade com o público através de robôs. A equipa de especialistas da Disney realça que o seu trabalho “permite a criação de personagens robóticas expressivas fora das morfologias antropomórficas e zoomórficas típicas, abrindo caminho a personagens robóticas mais generalistas e fantásticas”.

Ler artigo completo