Roma cometeu um erro? «Mourinho pagou por coisas que não foram culpa dele»

8 meses atrás 60

É, sem sombra de dúvida, o tema do dia. José Mourinho foi despedido da Roma esta terça-feira e deixou o clube italiano, terminando uma ligação de dois anos e meio que produziu, entre outros momentos marcantes, uma conquista europeia.

O mau arranque de 2024, com a eliminação da Taça e a queda para um desapontante nono lugar na Serie A, ditou a saída prematura do português, que ainda tinha contrato até junho. Confirmada, uma vez mais, a tendência do Special One para cair na terceira temporada.

Um fim trágico para uma história que tinha começado tão bem, embora a culpa não caia totalmente nos pés de Mourinho... Na hora de falar desta saída, o zerozero procurou entender a visão de quem acompanha a Roma de perto.

«O clube deixou-o sozinho e hoje matou-o de vez»

Em Portugal, a notícia desta manhã foi encarada com alguma surpresa. Era conhecimento geral que a Roma não estava no seu melhor momento, mas a ideia geral era de que José Mourinho ainda tinha os corações giallorossi. Segundo Flavio Tassotti, jornalista italiano com ligação ao clube da capital, mesmo em Itália «ninguém imaginava» este final:

«Esta é uma conclusão triste, feia, que deixará a Roma mal vista. O Mourinho cometeu muitos erros esta temporada, mas, sem ele, os problemas não serão resolvidos», começou, à conversa com o nosso jornal.

Glória europeia ficará na história do clube @Getty /

«Ele pagou por coisas que não foram culpa dele. O clube não o apoiou. Foi um fardo depois de ter entrado em conflito com a UEFA, no seguimento da final em Budapeste, que perdemos (1-1; 4-1 g.p.) com uma arbitragem desprezível. A história do Mourinho terminou porque o clube deixou-o sozinho e hoje matou-o de vez.»

As conquistas atingidas nestes dois anos e meio - título da Conference League em 2022 e final da Liga Europa em 2023 - não foram condizentes com a ambição de quem toma as decisões administrativas do clube. Na teoria, superaram essas ambições!

Ora, enquanto a Roma mostrava a melhor versão europeia da sua história, o mercado de transferências era utilizado para vender algumas das suas maiores armas, com falhanços na hora de as substituir. As lesões também desempenharam um papel.

Construção de plantel deixou a desejar @Silvia Lore/Getty

«A direção acredita que construiu um plantel de top-4, mas a espinha-dorsal (Mancini, Cristante, Pellegrini, Karsdorp, Smalling, Spinazzola) está sempre lesionada e nunca chegou sequer perto desses lugares. Depois trazem Dybala, que também tem estado lesionado, Renato Sanches, que mal jogou, e Paredes, que estava no banco da Juve. Não é solução para alcançar as equipas de topo...»

Mourinho: que imagem fica em Roma?

Mesmo que o momento desportivo deixasse a desejar, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos e sem vencer duas partidas consecutivas desde outubro, as críticas ao português surgiram principalmente no plano virtual das redes sociais, uma vez que o Stadio Olimpico continuou a abraçá-lo. 

José Mourinho na Roma:
➡138 jogos
➡68 vitórias (49,2%)
➡31 empates (22,5%)
➡39 derrotas (28,3%)
➡1 título - Conference League
➡1.º treinador a vencer uma prova internacional pelo clube
➡Finalista Liga Europa última época
➡ Provas nacionais: 6.º Serie A e quartos na Taça pic.twitter.com/cqShmzWGBf

— Playmaker (@playmaker_PT) January 16, 2024

Segundo Tassotti, a troca de treinador nunca seria uma resposta adequada à má forma, e só «uma minoria» dos adeptos giallorossi acreditam que a decisão pode ter impacto positivo:

«São pessoas que não entendem a natureza extraordinária do trabalho de Mourinho. Roma nunca jogou duas finais europeias de seguida, mas com ele sim. O resto é conversa que o vento levará», disse.

O sucessor já é conhecido. Aos 40 anos, Daniele De Rossi chegou ao clube que, como jogador, representou ao longo de 18 temporadas. Terá todo o apoio dos adeptos, por ser já uma figura amplamente respeitada, mas o currículo de apenas 14 jogos e três vitórias como treinador principal, ao serviço do SPAL na edição passada da Serie B, levantam algumas dúvidas.

Já Mourinho deixa, além de um troféu no museu, um registo de 68 vitórias em 138 partidas oficiais ao leme da Roma. Contas feitas, o despedimento não apaga os feitos do treinador de 60 anos, que continuará a ser acarinhado na capital...

«Os adeptos da terão para sempre uma ligação a José Mourinho, porque ele nos fez voltar a ganhar. Levou-nos longe na Europa, foi o autor de noites mágicas, esplêndidas, e fez-nos levantar a cabeça após vários anos de escuridão.»

Talvez não tenha sido o sucesso esperado, mas nunca um fracasso. O legado será este.

Portugal

José Mourinho

NomeJosé Mário dos Santos Mourinho Félix

Nascimento/Idade1963-01-26(60 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

FunçãoTreinador

Ler artigo completo