Roménia vai enviar sistemas de mísseis Patriot para a Ucrânia

3 meses atrás 57

A Roménia, um dos Estados-membros da NATO, vai doar sistemas de mísseis norte-americanos Patriot à vizinha Ucrânia, para a ajudar na luta contra a invasão em grande escala protagonizada pela Rússia.

Segundo a agência Associated Press, que cita o gabinete do presidente romeno, Klaus Iohannis, a decisão foi tomada em coordenação próxima com os aliados do país, e traz uma condição: Que a Roménia obtenha um sistema igual ou equivalente em troca.

"A decisão foi baseada numa avaliação técnica profunda das autoridades romenas, e estão a ser tomadas todas as medidas para eliminar o risco de criar possíveis vulnerabilidades para a Roménia", disse a mesma fonte, prometendo que as discussões com os aliados vão "continuar" para que a defesa aérea romena "seja ainda mais fortalecida".

No passado, os Estados Unidos aprovaram o envio de vários sistemas de mísseis Patriot, que são norte-americanos, e que também já foram fornecidos por outros países, como a Alemanha.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tem apelado várias vezes ao Ocidente para que ajudem a fortalecer a defesa aérea ucraniana, para fazer frente às tropas russas e aos ataques à sua rede elétrica ordenados pelo Kremlin.

Após a Rússia ter lançado uma invasão em grande escala da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, a NATO aumentou a sua presença na sua fronteira europeia oriental, enviando batalões multinacionais para a Roménia, Hungria, Bulgária e Eslováquia.

Leia Também: Roménia retira candidatura de Iohannis para líder da NATO (e apoia Rutte)

Ler artigo completo