RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

1 semana atrás 48

Considerado como um dos maiores congressos de cibersegurança da Europa, o RootedCON vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, já no próximo mês de maio. O evento vai decorrer no Auditório Fundação Oriente em Lisboa, e já estão disponíveis os bilhetes de acesso no site oficial da RottedCON.

O congresso tem como objetivo criar um espaço de conhecimento para que os profissionais de cibersegurança tornem público e partilhem as últimas novidades e avanços na área. “É imprescindível que enquanto profissionais da cibersegurança partilhemos as nossas descobertas e criemos lugares para a aprendizagem dentro da comunidade, preparando-nos em conjunto para lutar contra o cibercrime”, afirma a organização do evento em comunicado de imprensa.

No primeiro dia do congresso está prevista a realização de atividades formativas para os interessados em cibersegurança nas áreas de Red Team e Hardware Hacking. A primeira consiste num grupo de “intrusos fictícios” com diversas habilidades, que testam as defesas de uma organização simulando um ataque cibernético ou outra violação de segurança. O Hardware Hacking é a manipulação e exploração de aparelhos físicos e sistemas de software.

Este ano a RootedCON espera reunir em Portugal cerca de 350 especialistas em segurança informática. Ainda assim, este congresso tem uma dimensão menor do que o realizado em Madrid, que junta cerca de 6 mil profissionais.

Esta conferência tem o objetivo de juntar tanto profissionais de cibersegurança em empresas líderes como representantes de instituições públicas e Forças de Segurança do Estado, de modo a melhorar o combate ao cibercrime. O congresso vai decorrer nos dias 24 e 25 de maio em Lisboa, e a agenda final do evento será comunicada em breve.

Ler artigo completo