Ross Branch sagra-se campeão mundial de Rali Raid!

3 horas atrás 22

ross branch

Está terminada mais uma temporada do Mundial de Rali Raid, com a decisão do título a ser levada até à quinta ronda da temporada 2024, o Rali de Marrocos. Ross Branch (Hero MotoSports Team Rally) chegava na liderança da classificação principal, o Rally GP, mas tinha de defender a vantagem de 9 pontos para Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) se queria fazer história.

E a verdade é que a missão de Ross Branch ficou bastante facilitada quando o seu maior rival na luta pelo título mundial de Rali Raid sofreu uma queda, lesionou os ligamentos do joelho, e viu-se forçado a abandonar. Brabec ainda terminou a 1ª Etapa do Rali de Marrocos, mas no final desse primeiro dia a sério na areia marroquina a visita ao hospital confirmou os piores prognósticos.

Com menos pressão para gerir, Ross Branch pilotou a sua Hero MotoSports até ao fim de cada etapa do Rali de Marrocos sempre tendo em conta o grande objetivo, que acabaria por conseguir ao terminar a prova em 5º na categoria Rally GP.

O Rali de Marrocos teve como vencedor o australiano Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory), que fecho a derradeira ronda do Mundial de Rali Raid com uma vantagem de cerca de 11 minutos sobre Tosha Schareina (Monster Energy Honda Team), com o pódio a fechar com a presença de Luciano Benavides (Red Bull KTM Factory).

De referir que neste Rali de Marrocos contámos com a presença de pilotos portugueses, que estão a ultimar a sua preparação para o próximo Rali Dakar.

António Maio (Franco Sport Yamaha) conseguiu levar o seu esforço até ao fim e finalizou o rali em 8º entre os pilotos da categoria Rally GP. O piloto português foi 15º na classificação geral, e no final da prova marroquina referiu que “Correu tudo bastante bem. Hoje (última etapa) houve apenas uma nota mais difícil de encontrar e onde perdi bastante tempo, mas foi bom, foi sempre a rolar e a um bom ritmo. A moto esteve impecável. Estou muito feliz com a nossa prestação. Poder chegar ao fim do rali com este ritmo e sem problemas é ótimo, é um bom indicador para o Dakar que será dentro de três meses. Estamos muito felizes. Agora é arrumar tudo e regressar a Portugal, onde dentro de dias nos espera mais uma Baja Portalegre 500. Muito obrigado a todos”, referiu o experiente piloto português.

Outro português em prova foi Rui Gonçalves (Sherco TVS Rally Factory). Mas um problema na sua moto na 3ª Etapa deixou-o fora de ‘combate’, obrigando a regressar a casa mais cedo do que o previsto pelo piloto de Vidago.

Depois, e sempre muito acarinhado pelos portugueses pela sua forte ligação ao nosso País, o Rali de Marrocos foi também mais uma prova de preparação para o próximo Rali Dakar por parte de Sebastian Bühler (Hero MotoSports Team Rally). O piloto luso-alemão foi um dos que não conseguiu terminar o Rali de Marrocos, tendo sido obrigado a abandonar devido a queda na 2ª Etapa.

Na categoria Rally 2 o título vai também para África, e neste caso para a África do Sul, pois Bradley Cox (BAS World KTM Rally Team) venceu em Marrocos e com isso sagrou-se campeão nesta categoria.

Por último, este Rali de Marrocos 2024 reforçou a ideia de que a ‘armada’ Honda, liderada em termos estratégicos pelo português Rúben Faria, está muito forte. Apesar de não ter vencido em solo marroquino, a marca japonesa fecha a temporada com a conquista do seu terceiro título mundial entre os construtores que competem no Mundial de Rali Raid.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!

Ler artigo completo