Rúben Amorim em busca de entrar em lote restrito na Taça... onde já está Conceição

4 meses atrás 84

Este domingo é de Taça, a Prova Rainha do futebol português, com Clássico entre Sporting e FC Porto. Do lado portista, Sérgio Conceição vai em busca de «salvar» uma época que se arrisca sem títulos, enquanto do outro lado, Rúben Amorim vai em busca da dobradinha, mas não só.

Com um passado conhecido como jogador, o agora técnico leonino já sabe o que é vencer a Taça de Portugal, mas apenas dentro das quatro linhas, tendo-o feito ao serviço do Benfica, em 2013/14, sendo mesmo titular na final, com o Rio Ave (1-0). Agora vai em busca do único troféu que lhe falta em Portugal como treinador e de se juntar a um restrito lote de intervenientes desportivos a conquistar a Prova Rainha como jogador e técnico ao longo da carreira.

Com a ajuda do nosso Playmaker Stats, vasculhámos pela história da Taça de Portugal, já com 86 anos, e verificámos que apenas 14 intervenientes conseguiram tal feito nas suas carreiras. A lista é de luxo e conta com muitas caras bem conhecidas do nosso futebol.

Conceição venceu as últimas edições @Kapta+

O primeiro a fazê-lo foi Fernando Caiado, antiga lenda do Benfica e Boavista, que já tinha conquistado a prova como jogador e liderou a equipa encarnada na final de 1961/62 (3-0 ao Vitória FC), embora o treinador principal até fosse o mítico Béla Guttman. Apesar disso, os registos históricos que nos chegam aos dias de hoje afirmam veemente que foi Caiado a liderar a equipa nesse jogo.

Desde aí, 13 nomes repetiram o feito: Juca, Pedroto, José Augusto, Mário Lino, António Morais, João Alves, Artur Jorge, Toni, António Oliveira, António Sousa, Paulo Bento, Pedro Emanuel e...Sérgio Conceição.

É verdade, o técnico portista, que defronta agora Rúben Amorim, já tinha entrado para esse lote, depois de ter conquistado a Taça como jogador, em 1997/98, e treinador (2019/20, 2021/22 e 2022/23). Terá como objetivo impedir que a lista aumente, até para «salvar» a época portista.

Ler artigo completo