Rúben Amorim: «Gostava de ser campeão o mais rapidamente possível»

5 meses atrás 77

O Sporting recebe, este sábado, o aflito Portimonense num jogo que pode ser de extrema importância para as contas finais do campeonato e do título. Na antevisão da partida, o técnico Rúben Amorim anteviu a partida, falou do possível título já nesta jornada e ainda tocou em diversos temas, incluindo, como vem sendo habitual, o seu futuro.

Antevisão do jogo: «Também pelo contexto. Com todo o respeito, obviamente que a qualidade e características das equipas são diferentes. A abordagem do jogo tem que ser diferente e preparámos isso na semana. Temos o objetivo de vencer o jogo e ficar mais perto do campeonato. É uma equipa com características muito boas e que sofremos muito para vencer lá. Temos que ser inteligentes na forma de jogar.»

Preparação da próxima época: «O Sporting não precisa de fazer nada de diferente para me manter. São situações da vida. O facto de eu querer ser mais honesto e dizer que tenho contrato, é algo que vou começar a fazer, ser aberto nas minhas ideias e tentar ter uma ideia diferente quando venho ás conferências. Crio um problema, porque sou sincero e crio dúvidas em diferentes momentos. O Sporting não vai fazer nada de diferente. Temos as vendas, que interfere ter a Liga dos Campeões ou não. Temos uma baliza nos 50 por cento com o que entra da Champions. Tudo isso está a ser preparado há algum tempo. Tenho contrato com o Sporting e sou treinador apenas do Sporting. Não há novidade nenhuma»

Entusiasmo dos adeptos: «Aos adeptos só tenho que agradecer. Mais relevante do que o apoio que estamos a ter agora, foi o entusiasmo que houve desde que começou a época, que não é muito normal, quando se vem de um 4º lugar. Lembro-me de termos o estádio cheio quando fomos ao Casa Pia. Senti isso desde o primeiro dia

Confusão em declarações: «Em relação à minha confusão, eu tento ser sempre honesto convosco. Depois há novelas de ir para outros clubes, de me oferecerem a outros clubes. É até engraçado de ver. Tento ser correto. Há situações onde não queremos passar por coisas do passado, a minha situação familiar. Tento ser transparente. Garanto: vai ser mais aborrecido, mas vou ser diferente nesse aspeto. O que os adeptos podem esperar de mim é que dou o máximo pelo clube. Adoro estar aqui.»

Renovações de Coates e Adán: «Coates e Adán serão coisas que trataremos no final da época. O Coates já bateu automaticamente a renovação e o Antonio lesionou-se dois jogos antes. Trataremos desses assuntos no final da época»

Equipa ansiosa? «Senti a equipa muito bem e preparada para o jogo. Não pensamos que podemos ser campeões já nesta jornada, porque pensamos no que podemos controlar e controlando é ter duas vitórias mais. Podemos dar um passo muito grande, mas estamos precavidos para qualquer situação. A única vez que senti que tinha que falar foi depois do jogo do Benfica»

Disponibilidade de Gyokeres: «Gyokeres está apto e vai jogar. Titular ou não, veremos»

Ser campeão no sofá ou em campo? «Gostava de ser campeão o mais rapidamente possível. Obviamente quando imaginamos, pensamos sempre em jogar e ganhar o jogo, fazer a festa com os nossos adeptos, mas quanto a mim, quanto mais rapidamente formos campeões, melhor. Ainda falta e tudo pode acontecer»

Possível festa no domingo: «Toda essa logística tem que ser preparada e se não for, dá confusão. Quando uma equipa é campeã, tudo tem que ser preparado. Não quer dizer que alguém aqui se sinta já campeão, mas tudo está a ser preparado, para que não haja problemas com adeptos e segurança. Não estamos a pensar em festas nenhumas»

Disponibilidade de Matheus Reis: «Matheus Reis vai ser convocado. Começou a treinar com a equipa nestes últimos dias. Tem características boas para este jogo. Tivemos um ou outro problema esta semana e ele vai ser convocado»

Jogo do Benfica: «É óbvio que estarei a torcer pelo Famalicão, porque o Benfica tem que perder pontos. Não gosto de ver, porque ficamos a viver os jogos»

Porquê da viagem a Londres: «Em relação à viagem, não vou dizer o porquê. Disse a quem tinha que dizer. Vou seguir em frente. Sei que o Álvaro também teve problemas com um jantar. Está na moda. Da mesma maneira que se fala dos treinadores, falar também dos clubes que despedem muito treinadores e no dia a seguir anunciam outro. A vida é mesmo assim»

Impacto do empate no Dragão: «Acho que o empate no Dragão tem um impacto diferente. Se estivéssemos a ganhar e eles empatassem era diferente. Desta forma, obviamente que é um empate, mas em casa do FC Porto, uma equipa que conhecemos. Foi um deslize, mas tendo em conta o contexto, não nos feriu»

Queda de forma de Diomande: «Também senti que quando veio do CAN baixou de forma. Esteve algum tempo parado quando voltou, depois fez vários jogos seguidos, teve o ramadão e teve alguns altos e baixos. Ele pode voltar rapidamente ao pico. Pode ser bom sinal não ter tanta valorização e é sempre bom manter os melhores jogadores da equipa.»

Amarelos de Hjulmand: «É a forma dele jogar. Tem que parar muitas vezes a transição e refila muito, o que não ajuda na decisão. Acho que se vai ajustar no futuro. O Palhinha era muito assim. Quando fazem as faltas, são jogadas rápidas, que chamam à atenção.

SPORTING

EMPATE

PORTIMONENSE

Ler artigo completo