Rumo ao doce final de época

5 meses atrás 522

Quem não deixa as coisas para amanhã de manhã, pode e deve aproveitar a manhã para acordar e ficar a ouvir a rádio no ar. Vitória SC e Farense construiram uma base sólida no começo da temporada e podem aproveitar a reta final para, mais tranquilamente, olhar para cima. Os dois emblemas defrontam-se na 29ª jornada da Liga Portugal Betclic. 

Quente, quente, quente

A época é boa e o momento, no caso dos anfitriões, é ainda melhor. Os vitorianos estão imparáveis: apesar da derrota na primeira mão das meias-finais da prova rainha, os homens de Álvaro Pacheco somam cinco vitórias consecutivas no campeonato, uma delas na sempre temida deslocação ao Dragão.

Um festejo recorrente em 23/24

Se o Vitória SC está numa hot streak, muito se deve a alguém que está on fire: Jota Silva. O avançado foi recentemente considerado jogador do mês de março, após ter marcado cinco golos nos últimos cinco jogos do campeonato. Pelo meio, estreou-se também pela seleção nacional. Coisa pouca para a principal figura da época vimaranense.

Esta boa fase traduz-se na tabela: quinto lugar e o terceiro a uma curta distância de dois pontos. Sonhos vivos e possibilidade de ultrapassar a melhor marca da história: os 63 pontos. Um registo importante, mas que não tira o foco a Álvaro Pacheco: «A nossa motivação é a conquista dos três pontos. Olhar para o que nos trouxe até aqui e manter o foco. Não nos podemos desviar do nosso caminho e temos de continuar com a mesma força.»

Nesse sentido, José Mota, também na antevisão ao encontro, aproveitou para reconhecer o bom momento adversário: «Antevejo um jogo extremamente difícil. Sabemos o momento que o adversário passa, vem de uma vitória [2-1] no Dragão com o FC Porto. Sabemos também o ambiente que representa e a euforia dos adeptos do Vitória SC neste momento. Temos que saber contornar e, acima de tudo, de perceber que vai ser um jogo de grande exigência.»

Ok (ou) KO?

Do lado visitante, a vitória na última jornada colocou fim à fase de maior penumbra da época. Foram nove jogos sem conhecer o sabor da vitória, mas o triunfo caseiro sobre o Boavista terminou o mau momento. Resta saber se a jornada que se avizinha confirmará o afastar do mau momento ou o retorno aos resultados pouco efusivos.

O homem que anda nas bocas do país está em Guimarães, mas por Faro também mora um que vive de golos. Nos últimos dez jogos, Bruno Duarte marcou seis golos, um feito menos vistoso, mas igualmente meritório.

Maioria dos pontos foram conquistados em Faro @Kapta+

Ainda assim, apesar da má fase sentida recentemente, não há, para já, motivos para preocupação extrema em Faro. A manutenção, objetivo principal da época, está bem encaminhada e os leões de Faro estão num proveitoso décimo lugar — mesmo que a vantagem pontual para os lugares de descida não seja enorme. Além disso, têm a oportunidade de ficar numa posição superior ao décimo posto, algo que não acontece desde 1994/95.

Enquanto houver sonho, há que lutar por ele e não há melhor forma de o alimentar que vencer já nesta jornada. Em Guimarães, só um pode vencer e dar um passo importante na luta pelos objetivos: Vitória SC ou Farense, quem vai ter um final «bem bom»? (Hey!)

Ler artigo completo