Rússia apresenta protesto contra organizações não-governamentais dos EUA

6 meses atrás 60

Durante a reunião, "foi sublinhado que as tentativas de ingerência nos assuntos internos da Rússia (...) serão firme e resolutamente reprimidas", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado distribuído aos jornalistas.

Moscovo acusa três organizações não-governamentais (ONG) norte-americanas especializadas no setor da educação de conduzirem "programas e projetos anti-russos com o apoio da embaixada" e de procurarem "recrutar agentes de influência sob o pretexto de intercâmbios educativos e culturais".

Estas três ONG, incluindo o Conselho Americano para a Educação Internacional e o Instituto de Educação Internacional, foram declaradas "indesejáveis" na Rússia, acrescenta o ministério.

"A embaixadora recebeu uma nota oficial pedindo-lhe para cessar toda a assistência às atividades destes organismos", que o ministério também acusou de estarem a "promover atitudes e valores estranhos à sociedade russa".

Moscovo advertiu igualmente a embaixadora Lynne Tracy contra qualquer "ação subversiva e de disseminação de desinformação" antes das eleições presidenciais russas que vão decorrer entre os dias de 15 e 17 de março, e que devem reeleger Vladimir Putin.

O ministério ameaçou os funcionários da embaixada norte-americana com a expulsão se estivessem "envolvidos em tais ações".

Leia Também: Putin disponível para garantir segurança nas centrais nucleares

Ler artigo completo