Rússia condena coronel por comprar equipamento errado para proteger ponte

4 meses atrás 45

Um tribunal russo condenou um coronel da Guarda Nacional da Rússia a seis anos de prisão, por comprar equipamento que não conseguiu proteger a ponte da Crimeia, disse a agência de notícias estatal russa TASS.

O coronel Sergei Volkov comprou dois sistemas de defesa aérea baseados em radar, por 395 milhões de rublos (cerca de 4 milhões de euros), que, supostamente, conseguiriam abater drones ucranianos.

Um tribunal militar em Moscovo concluiu, no entanto, que o equipamento precisava de melhoramentos para ser eficaz. Volkov foi ainda acusado de abuso da sua posição, disse o mesmo tribunal.

O mesmo equipamento, refira-se, deveria também proteger um gasoduto que percorre o sul da Rússia até à Crimeia, território ucraniano anexado por Moscovo em 2014.

Volkov terá negado as acusações, afirmando que agiu conforme a lei.

A ponte da Crimeia tornou-se um dos principais alvos militares das forças ucranianas na sequência da invasão russa em grande escala da Ucrânia, começada em fevereiro de 2022. Cerca de oito meses depois, em outubro de 2022, uma explosão danificou gravemente a ponte e, em julho de 2023, a Ucrânia reivindicou responsabilidade pela mesma.

Leia Também: Rússia reivindica abate de misseis ucranianos que visavam a Crimeia

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo