Rute Costa defende três penáltis e leva Benfica para a final da Supertaça 

1 mes atrás 27

Está encontrado o primeiro finalista da Supertaça Feminina 2024. No Seixal, o Benfica, tetracampeão nacional e vencedor de todas as competições internas na época passada, recebeu o Damaiense, 4º classificado da Liga BPI em 2023/24, e é o primeiro finalista. As águias estiveram a perder, chegaram ao empate, e só através das grandes penalidades asseguraram a presença no jogo decisivo. 

Dia de estreias

Naquele que foi o primeiro jogo oficial da temporada para ambas as equipas, houve a registar várias novidades. Se do lado do Damaiense, foram sete os reforços no onze inicial, do lado do Benfica foram mais as ausências que se fizeram notar

Marit Lund e Cristina Martín-Prieto entraram diretamente para o onze inicial encarnado, que não contou com as lesionadas Lena Pauels e Lúcia Alves. Em termos de saídas, recorde-se que o Benfica perdeu três importantes nomes em relação à época passada: Ana Seiça, Jéssica Silva e Kika Nazareth. 

Melhores argumentos do lado do Damaiense 

No respeita ao jogo, o Damaiense foi claramente a equipa que melhor terminou o primeiro tempo. A equipa da Damaia soube, deste início, gerir e controlar as tímidas investidas do Benfica e, através dos seus elementos ofensivos, conseguiu em mais do que uma ocasião criar perigo à baliza de Rute Costa em situações de transição. 

Lidiane, Gabi Gonçalves e Tânia Mateus foram os elementos mais ativos do ataque visitante e, aos 28 minutos, a número 7 conseguiu mesmo fazer o gosto ao pé, com um belíssimo golo. A avançada madeirense surgiu à entrada da área e colocou em jeito num lance que se mostrou indefensável para Rute Costa. 

Reação ainda chegou a tempo

No segundo tempo, Filipa Patão levou a jogo Ucheibe, Beatriz Cameirão e Pauleta, numa clara tentativa de melhorar a chegada da bola ao último terço, e acabou por ser bem sucedida já em cima dos oitenta minutos de jogo. Numa incursão pela direita, Catarina Amado cruzou para o segundo poste, onde surgiu a recém-chegada Cristina Martín-Prieto, que se estreou a marcar com o golo do empate. 

Reposta a igualdade, o Benfica ainda tentou resolver o jogo no tempo regulamentar, mas a guardiã Melissa evitou a reviravolta e levou o jogo para as grandes penalidades! 

Aí, na hora da lotaria, Rute Costa foi a grande protagonista. A guardiã do Benfica defendeu três (!) dos quatro penáltis do Damaiense e Carole Costa, Alidou e Anna Gasper cumpriram a missão ao converter três grandes penalidades. É o Benfica que segue para a final da Supertaça 2024!

Ler artigo completo