Sabem porque é que o Renault Twingo se chamou Twingo?

10 meses atrás 197

O Twingo é um dos modelos mais icónicos da Renault da era moderna. Mas sabem de onde apareceu o nome do simpático citadino?

É um dos nomes mais reconhecidos dentro do universo Renault e passados 30 anos desde a sua estreia, será que já podemos afirmar que se trata de um ícone da marca francesa?

Falamos do Renault Twingo, um citadino que foi apresentado ao mundo em 1992, no Salão de Paris desse ano. E que estava para ser, originalmente, uma espécie de sucessor espiritual do Renault 4. Acabou por ser algo muito diferente, mas não ficou a perder nada por isso.

Desenhado sob a direção de Patrick Le Quément, o «patrão» do design da Renault na altura, o Twingo foi um sucesso imediato, alcançando mais de 2,5 milhões de unidades vendidas logo na primeira geração. Esta deixou de ser produzida em 2007, exceto na Colômbia, com a produção a prolongar-se até 2012 (através da SOFASA).

O sucesso instantâneo deveu-se, em grande parte, ao design arrojado do pequeno Twingo, que apostava num conceito simples e prático e a um preço acessível.

Renault Twingo primeira geração frente© Renault No catálogo de cores do Twingo original só havia uma cor proibida: branco

De acordo com a própria Renault, “o Twingo era a antítese do automóvel estatutário: a compra de um Twingo era um ato de prazer pessoal e nunca uma forma de despertar o olhar de terceiros”.

E qual é a origem do nome?

Por isso mesmo, na campanha de lançamento do modelo lia-se o slogan “Twingo, é outra atitude”. Essa atitude impunha-se no estilo e no caráter do pequeno utilitário, mas não só: o próprio nome dava corpo a essa ideia.

Isto porque o nome Twingo resulta da aglutinação de três palavras distintas: Twist, Swing e Tango. E o que todas estas palavras têm em comum? São nomes de tipos de danças, algo que para a equipa de marketing da Renault «casava» na perfeição com a atitude irreverente e divertida deste modelo.

Renault Twingo primeira geração traseira© Renault

A esta distância — e depois de quase quatro milhões de unidades vendidas em todo o mundo — podemos dizer que este nome funcionou às mil maravilhas. Certo?

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel de estrada lançado pela Renault Sport?
Ler artigo completo